Musk volta a defender criação de novo partido político
Últimas atualizações em 04/07/2025 – 17:22 Por Gazeta do Povo | Feed
O bilionário Elon Musk voltou a ganhar destaque na imprensa americana nesta sexta-feira (4) com seu plano de criar um novo partido político.
No X, ele aproveitou o Dia da Independência para sugerir aos seguidores que respondessem uma votação se concordam ou não com o surgimento de uma via alternativa ao Partido Republicano, do presidente Donald Trump, e ao Partido Democrata.
“O Dia da Independência é o momento perfeito para perguntar se você quer independência do sistema bipartidário (alguns diriam unipartidário)!”, escreveu Musk horas antes do presidente dos Estados Unidos realizar uma cerimônia para assinatura de seu plano fiscal, alvo de críticas do bilionário nos últimos dias.
Musk vem cogitando se envolver mais diretamente na política desde o início do mês, logo depois de começar a se desentender com o presidente Trump justamente pelo avanço da proposta orçamentária aprovada na quinta-feira (3) na Câmara dos Representantes.
Na segunda-feira, o empresário fez uma ameaça de seguir com o projeto de partido político caso o plano fiscal endossado por Trump fosse aprovado. Ele disse na ocasião: “Se esse projeto de lei de gastos insanos for aprovado, o Partido América será formado no dia seguinte”.
Na terça-feira, Trump levou adiante a briga com o empresário, chegando inclusive a recomendar que o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês) analise os incentivos recebidos por suas empresas.
“Elon talvez receba mais subsídios do que qualquer ser humano na história, de longe, e sem esses subsídios, ele provavelmente teria que fechar as portas e voltar para a África do Sul”, escreveu o presidente na Truth Social.
Subindo mais o tom naquele dia, Trump chegou a comentar com um repórter sobre a possibilidade de deportação do bilionário. Segundo ele, seria um assunto que ele teria que “dar uma olhada”.
Na quarta-feira, Musk pareceu reduzir as tensões com o presidente dos Estados Unidos ao elogiar suas vitórias na agenda externa. No X, ele disse: “Crédito onde é devido. Donald Trump resolveu com sucesso vários conflitos sérios ao redor do mundo”.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed