Terroristas huthis do Iêmen afirmam ter lançado míssil contra Israel
Sirenes foram ativadas em Israel, e Exército afirma que projétil foi provavelmente interceptado com sucesso.
Últimas atualizações em 29/06/2025 – 09:18 Por Redação GNI
Os terroristas huthis do Iêmen afirmaram ter disparado, neste sábado (28), um míssil contra Israel — pela primeira vez desde o início do cessar-fogo com o Irã, em 24 de junho.
Várias regiões israelenses ativaram sirenes de alerta, indicou o Exército, afirmando que “o mais provável é que o míssil tenha sido interceptado com sucesso”.
O porta-voz militar dos huthis, Yahya Saree, anunciou, em comunicado oficial, o “disparo de um míssil balístico contra um alvo sensível do inimigo israelense em Beersheva (sul), em apoio ao oprimido povo palestino e em resposta aos crimes do inimigo sionista contra civis em Gaza”.
Quem são os terroristas huthis?
Os huthis (ou houthis) são terroristas, um grupo armado e rebelde de origem xiita zaidita que controla a capital do Iêmen, Sanaa, e outras regiões do país desde 2014, após tomarem o poder e forçarem o então governo, reconhecido internacionalmente, ao exílio.
Eles têm apoio do Irã, que é acusado de fornecer armas, treinamento e financiamento ao grupo. O governo iraniano nega ter envolvimento direto.
ANI