Lula vai à Argentina para receber de Milei o comando do Mercosul

Últimas atualizações em 29/06/2025 – 14:41 Por Gazeta do Povo | Feed


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja nesta semana para Buenos Aires, onde participa da Cúpula do Mercosul, marcada para os dias 2 e 3 de julho. Será a primeira visita de Lula à Argentina desde que Javier Milei assumiu a presidência do país vizinho.

Durante o encontro, o Brasil assumirá a presidência rotativa do bloco sul-americano, com mandato até 31 de dezembro de 2025. A transição será feita diretamente por Milei, que repassará a liderança do Mercosul ao governo brasileiro.

Entre os temas prioritários da reunião estão a integração comercial e a cooperação entre os países membros. Também existe uma expectativa quanto a avanços no acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que já se arrasta há anos sem definição.

De acordo com a embaixadora Gisela Padovan, secretária para América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, o combate ao crime organizado e ao narcotráfico também estará na pauta das discussões. “O fortalecimento da segurança entre os países membros é uma prioridade para o Brasil”, afirmou.

A agenda brasileira ainda contempla a integração das cadeias produtivas nos setores automotivo e sucroenergético, com o objetivo de aumentar a competitividade da região. A formalização da entrada definitiva da Bolívia no bloco também deve ser confirmada.

“O Mercosul é fundamental para o crescimento do Brasil, especialmente pela qualidade das exportações regionais. Aproximadamente 95% das nossas vendas para a Argentina são de produtos manufaturados e com alto valor agregado, o que movimenta a indústria e gera empregos”, destacou Padovan.

O encontro acontece em um contexto de instabilidade geopolítica e expectativa a respeito da conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence