Supremo dos EUA permite que pais retirem filhos de aulas LGBT

Últimas atualizações em 27/06/2025 – 18:12 Por Gazeta do Povo | Feed


A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta sexta-feira (27) que pais de estudantes do estado de Maryland, com objeções religiosas, têm o direito de retirar seus filhos de aulas nas quais são utilizados livros com temática LGBT em escolas públicas. A decisão, tomada pela maioria conservadora da Corte, reverteu sentenças anteriores da Justiça local, que favoreciam o distrito escolar do condado de Montgomery.

O caso analisado pela Suprema Corte envolve pais que questionaram a obrigatoriedade de seus filhos participarem de aulas com livros sobre diversidade. Por se tratar de uma decisão do tribunal mais alto do país, o entendimento da Corte deve servir de orientação e pode influenciar diversos casos semelhantes em todo o território nacional, estabelecendo um precedente jurídico para outras situações em que pais desejem retirar filhos de aulas com conteúdo que contrariem suas crenças religiosas.

O caso remonta a 2022, quando as escolas públicas do condado de Montgomery passaram a incluir, em suas aulas, livros que tratam do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em um primeiro momento, os pais tinham a possibilidade de solicitar que seus filhos fossem dispensados de aulas que tivessem esse conteúdo, mas o distrito escolar acabou revogando essa autorização em 2023, o que motivou a judicialização do tema.

Segundo o juiz Samuel Alito, autor da decisão, “um governo onera o exercício religioso dos pais quando exige que eles submetam seus filhos a instruções que representam ‘uma ameaça muito real de minar’ as crenças e práticas religiosas que os pais desejam incutir”.

A decisão da Suprema Corte não encerra o processo em curso em Maryland, mas deixa claro que os pais têm grandes chances de vitória ao final do trâmite judicial.

O advogado Eric Baxter, representante dos pais, celebrou a decisão: “Crianças não devem ser forçadas a participar de conversas sobre drag queens, paradas do orgulho ou transições de gênero sem a permissão de seus pais”.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence