Operação mira suspeita de desvios milionários de emendas parlamentares na BA
Últimas atualizações em 27/06/2025 – 08:14 Por Gazeta do Povo | Feed
Um grupo suspeito de desvios milionários de emendas parlamentares na Bahia é alvo da quarta fase da Operação Overclean, deflagrada nesta sexta (27) pela Polícia Federal. Ao todo, 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento de servidores públicos são cumpridos em cinco cidades do estado.
De acordo com as primeiras informações, o grupo ainda é suspeito de corrupção e lavagem de dinheiro. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e são cumpridos em Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga. Os alvos não foram divulgados.
“O núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios baianos de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, no período de 2021 a 2024, mediante pagamento de vantagem indevida, além de atuar na manipulação de procedimentos licitatórios”, disse a PF em nota.
VEJA TAMBÉM:
-
Emendas e Dino são decisivos para derrota do governo no Congresso sobre decreto do IOF
Segundo a PF, a operação é uma ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, que apuram crimes como organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.
A operação ocorre no mesmo dia em que os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), se reúnem com o ministro Flávio Dino, do STF, em uma audiência pública convocada pelo magistrado para discutir a aplicação e execução de recursos de emendas parlamentares.
Mais informações em instantes.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed