EUA e Israel exigem que Irã entregue todo o urânio enriquecido

Últimas atualizações em 26/06/2025 – 17:34 Por Gazeta do Povo | Feed


O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou nesta quinta-feira (26) que Israel e os Estados Unidos estão exigindo que o Irã entregue todos os seus estoques de urânio enriquecido, que, segundo relatórios de inteligência, foram removidos dos locais bombardeados durante a recente Guerra dos 12 Dias.

Em entrevista ao canal israelense Channel 13, Katz declarou que agora existe uma posição conjunta entre Washington e Tel Aviv, comunicada ao regime iraniano após os ataques a instalações nucleares do país persa. O episódio marca um novo capítulo nas tensões envolvendo os três países e o programa nuclear do Irã.

Na entrevista, Israel Katz explicou que o objetivo dos ataques durante a guerra foi “neutralizar todas as capacidades” do Irã, ressaltando que “hoje, eles não têm como produzir uma bomba nuclear, porque também destruímos a instalação de conversão que transforma o urânio em forma sólida”. O ministro destacou que o material nuclear em si não foi eliminado durante os bombardeios, pois “era claro desde o início que o ataque neutralizaria a infraestrutura ao redor — não eliminaria o material (nuclear) em si”. Katz acrescentou: “Agora há uma posição conjunta americana-israelense dizendo ao Irã: ‘Vocês precisam entregar esse material’”.

Segundo reportagem do jornal britânico The Telegraph, publicada nesta quinta-feira, baseada em um relatório de inteligência israelense, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai exigir ao regime islâmico do Irã que entregue todo o urânio enriquecido acima de 60%, como condição para qualquer avanço nas negociações de paz previstas para ocorrerem nos próximos dias. Ainda de acordo com o The Telegraph, Trump também planeja exigir que o Irã aceite uma proibição ao enriquecimento adicional de urânio e limite rigorosamente a produção de mísseis.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence