Brasileiros elogiam voluntário de resgate do corpo da brasileira
Agam, que é alpinista e guia na Indonésia, foi quem alcançou o corpo da jovem e passou madrugada com ela antes que içamento pudesse ser feito. Ele disse que, se receber dinheiro, vai dividir com colegas de resgate e usar para reflorestamento de montanhas.
Últimas atualizações em 26/06/2025 – 09:34 Por Redação GNI
“Herói”, “guerreiro”, “te amamos”, “forte”. A enxurrada de elogios e agradecimentos ao alpinista Agam chamou a atenção durante uma transmissão ao vivo que fez em suas redes sociais na tarde desta quarta-feira (25).
Voluntário no resgate da brasileira Juliana Marins na trilha do Monte Rinjani, na Indonésia, ganhou o coração dos brasileiros. Até as 16h20 desta quarta (25), ele já tinha mais de 665 mil seguidores.
Apesar de os socorristas não terem chegado a tempo de salvar a brasileira, por falta de equipamentos e condições do tempo, a iniciativa de montanhistas como ele, que se arriscaram por vontade própria e sem ganhar nada em troca, ficou de fora das críticas à estrutura sobre a demora no resgate.
A família da Juliana, através das redes sociais, também agradeceu aos voluntários Agam e Tyo.
“Somos profundamente gratos aos voluntários que, com coragem, se dispuseram a colaborar para que o processo de resgate de Juliana fosse agilizado”, afirma o posicionamento.
Eles também mostraram a mensagem que foi enviada aos voluntários. Em um trecho, eles ressaltam que as condições de resgate eram difíceis:
“Foi graças à dedicação e à experiência de vocês que a equipe pôde chegar até Juliana e nos permitir, ao menos, esse momento de despedida. Embora o desfecho já estivesse além do nosso alcance, levamos no coração a sensação de que, se vocês tivessem conseguido chegar antes, talvez o destino pudesse ter sido outro”.
Ajuda financeira
Na live, houve até quem pedisse que fosse feita uma vaquinha para juntar dinheiro para retribuir Agam. “Como podemos ajudar financeiramente?” e “PEDEEEEEE A CONTA BANCÁRIA DELE PRA GENTE AJUDAR” foram alguns dos muitos comentários na página do alpinista.
A tradutora que participou do vídeo disse que pediu várias vezes a conta e que inicialmente Agam se recusou dizer por que “faz isso [o trabalho de resgate] de coração”.
No fim, no entanto, ele acabou passando conta, que será divulgada, e afirmou que vai dividir o dinheiro com colegas que participaram do resgate e que também usará a verba para reflorestar montes por onde passar na Indonésia.
“Ele agradeceu de coração todos vocês e pediu desculpas por não ter conseguido trazer a Juliana de volta e que fez o melhor que ele podia. Infelizmente, os resgates do Rinjani são os mais difíceis. Ele pediu desculpa e disse que foi o máximo que conseguiu fazer.”
GLOBO MUNDO