Após ser criticada, Espanha convoca embaixador de Israel

Últimas atualizações em 26/06/2025 – 19:53 Por Gazeta do Povo | Feed


O Ministério das Relações Exteriores da Espanha convocou nesta quinta-feira (26) o encarregado de negócios da Embaixada de Israel em Madri para prestar esclarecimentos sobre o que classificou como um “comunicado inaceitável” divulgado pela representação israelense. O episódio ocorre após o governo espanhol pedir à União Europeia a suspensão do acordo de associação com Israel, sob a justificativa de “violações de direitos humanos” na Faixa de Gaza.

No comunicado, a Embaixada de Israel afirmou que o pedido do presidente do governo, Pedro Sánchez, é “moralmente indefensável” e acusou a Espanha de se posicionar “no lado errado da história” ao propor o rompimento do acordo. A nota diplomática ainda criticou o governo espanhol por adotar, segundo Israel, uma postura “cada vez mais isolada” em relação à política europeia para o Oriente Médio.

A convocação foi feita ao encarregado de negócios da embaixada, já que Israel não possui embaixador na Espanha desde maio de 2024. Na ocasião, o governo israelense, liderado por Benjamin Netanyahu, decidiu retirar seu representante após Sánchez anunciar o reconhecimento do Estado da Palestina.

Esta é a terceira vez em pouco mais de um mês que o Ministério das Relações Exteriores espanhol convoca o representante israelense em Madri. No início de junho, o diplomata foi chamado após a interceptação da Flotilha da Liberdade, que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza. Em maio, a convocação ocorreu após disparos das Forças de Defesa de Israel contra diplomatas que visitavam um campo de refugiados em Jenin, na Cisjordânia.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence