ataques causaram “danos graves” ao programa nuclear do Irã

Últimas atualizações em 25/06/2025 – 20:52 Por Gazeta do Povo | Feed


Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (25), o diretor da CIA, John Ratcliffe, afirmou que informações de inteligência indicam que o programa nuclear do Irã sofreu “danos graves” após os ataques dos EUA realizados no último sábado (21). Segundo Ratcliffe, a agência “obteve um conjunto de provas críveis” que apontam a destruição de instalações nucleares iranianas, o que deve obrigar Teerã a reconstruí-las ao longo de vários anos.

A declaração do chefe da inteligência americana destaca que “várias instalações nucleares iranianas chave foram destruídas e teriam que ser reconstruídas no decorrer de anos”. Ainda de acordo com Ratcliffe, as informações provêm de uma “fonte/método historicamente confiável e preciso”. A CIA, segundo o diretor, “continua a coletar informações de origem confiável para manter as autoridades informadas” e garantiu que, sempre que possível, serão fornecidos novos dados à população, “dada a importância nacional deste assunto”.

A confirmação pública dos danos significativos contrasta com o suposto relatório confidencial da inteligência americana divulgado na terça-feira (24) pela imprensa dos Estados Unidos. Segundo reportagem do The New York Times, o documento preliminar do Pentágono avaliou que os bombardeios conduzidos por forças americanas e israelenses teriam atrasado o programa nuclear iraniano por apenas alguns meses. O texto afirma que os militares conseguiram selar acessos a dois centros nucleares, mas não destruíram as estruturas subterrâneas, permitindo que o Irã mantivesse boa parte de sua capacidade de enriquecimento de urânio. O relatório, que teria sido elaborado pela Agência de Inteligência de Defesa dos EUA (DIA), concluiu que o impacto das operações foi limitado, postergando o avanço nuclear por menos de seis meses.

Durante viagem à Holanda, onde participa da cúpula da Otan, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rejeitou o teor deste documento divulgado pela mídia e insistiu que os ataques impediram o Irã de retomar o enriquecimento de urânio no futuro próximo.

“Eles [iranianos] querem se recuperar. E não vamos permitir isso. Primeiro, militarmente, não vamos permitir”, declarou Trump. Ele também classificou o relatório como “muito inconclusivo” e afirmou que o programa nuclear do Irã foi submetido à “obliteração”.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence