eliminar líder supremo do Irã acabaria com conflito

Últimas atualizações em 16/06/2025 – 17:11 Por Gazeta do Povo | Feed


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que a eliminação do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, colocaria fim ao atual conflito entre os dois países. A declaração foi feita em entrevista à emissora americana ABC News, em meio à escalada de ataques e trocas de mísseis entre Israel e o regime iraniano.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de Israel ter como alvo o líder supremo do Irã, Netanyahu não descartou a opção, afirmando seu país está fazendo “o que precisa ser feito. Segundo o premiê, uma ação desse tipo não aumentaria as tensões, mas sim encerraria o confronto em curso no Oriente Médio.

“Isso (a eliminação de Khamenei) não vai intensificar o conflito, vai acabar com o conflito”, afirmou o premiê israelense.

Na entrevista, Netanyahu responsabilizou o Irã por promover a instabilidade no Oriente Médio e acusou o regime de Teerã de buscar uma guerra permanente, bem como de acelerar seu programa nuclear.

“A ‘guerra eterna’ é o que o Irã quer, e eles estão nos levando à beira de uma guerra nuclear. Na verdade, o que Israel está fazendo é impedir isso, acabar com essa agressão”, declarou.

O confronto entre Israel e Irã se intensificou nos últimos dias, com ataques mútuos envolvendo mísseis e drones. O governo israelense acusa o Irã de buscar armas nucleares, o que representaria uma ameaça existencial ao país, enquanto o regime iraniano mantém a retórica de “enfrentamento e retaliação” aos ataques israelenses contra seu programa nuclear.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence