sábado, 14 de junho de 2025 - 16:40

EUA alertam participantes de conferência sobre Estado palestino

Últimas atualizações em 12/06/2025 – 16:10 Por Gazeta do Povo | Feed


O governo dos Estados Unidos enviou uma mensagem diplomática alertando que países que participarem de uma conferência da ONU na próxima semana, sobre uma possível solução de dois Estados entre Israel e palestinos, poderão se tornar alvo de medidas da gestão Donald Trump.

A agência Reuters teve acesso à mensagem, que aponta que “ações anti-Israel” que possam ser decididas no encontro da semana que vem em Nova York serão vistas como contrárias “aos interesses da política externa dos EUA” e poderão gerar para os governos responsáveis “consequências diplomáticas”.

“Estamos instando os governos a não participarem da conferência, que consideramos contraproducente aos esforços contínuos para salvar vidas e encerrar a guerra em Gaza e libertar reféns”, diz a mensagem.

“Os Estados Unidos se opõem a quaisquer medidas que reconheçam unilateralmente um Estado palestino conjectural, o que acrescenta obstáculos jurídicos e políticos significativos à eventual resolução do conflito e poderia coagir Israel durante uma guerra, apoiando assim seus inimigos”, acrescentou o governo americano.

A mensagem afirma ainda que o reconhecimento “unilateral” de um Estado palestino “tornaria efetivamente 7 de outubro o Dia da Independência da Palestina”, data dos ataques do Hamas a Israel em 2023, e prejudicaria negociações para a libertação dos reféns que seguem nas mãos do grupo terrorista, que seria “encorajado” em um momento em que “rejeitou as propostas dos negociadores que Israel aceitou”.

O encontro da semana que vem está sendo organizado pelos governos da França e da Arábia Saudita.

No final de maio, o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que o reconhecimento de um Estado palestino é um “dever moral” e uma “necessidade política”. Já a Arábia Saudita exige esforços para a criação de um Estado palestino para estabelecer relações diplomáticas com Israel.

A Reuters publicou a reportagem sobre a mensagem americana nesta quarta-feira (11), um dia após os governos do Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Noruega anunciarem sanções contra dois ministros da coalizão do premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, acusando-os de “repetidas incitações à violência contra comunidades palestinas” na Cisjordânia.

“Os Estados Unidos se opõem ao apoio implícito da conferência a potenciais ações, incluindo boicotes e sanções a Israel, bem como outras medidas punitivas”, diz a mensagem do governo Trump.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed


Descubra mais sobre Rede GNI

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

Descubra mais sobre Rede GNI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading


AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence