França vai testar portões de segurança em escolas

Últimas atualizações em 11/06/2025 – 07:26 Por Gazeta do Povo | Feed


O primeiro-ministro da França, François Bayrou, disse nesta terça-feira (10) que o governo fará um teste, instalando portões de segurança em escolas. O premiê fez a declaração no Parlamento francês, pouco após um estudante de 14 anos ter matado a facadas uma assistente escolar na cidade de Nogent, no nordeste da França.

“Não podemos ficar indiferentes e assistir a essa onda [de violência] avançar de braços cruzados”, disse Bayrou, segundo informações da agência Reuters. “O governo pretende avançar com testes com portões de segurança na entrada das escolas.”

O estudante de ensino médio, que, segundo as primeiras informações, seria aluno da escola, atacou a assistente de 31 anos com uma faca durante uma revista em mochilas em busca de armas, na entrada da instituição de ensino. Ele foi dominado por policiais e preso.

“Enquanto cuidava de nossas crianças em Nogent, uma assistente educacional perdeu a vida, vítima de uma onda de violência sem sentido”, escreveu o presidente Emmanuel Macron no X. “A nação está de luto e o governo está mobilizado para reduzir a criminalidade.”

Há seis semanas, Bayrou já havia falado em aumentar os controles de segurança nas escolas, incluindo o uso de detectores de metais, após um ataque a faca em um colégio de ensino médio em Nantes (oeste da França), quando um estudante de 15 anos matou outro aluno e feriu gravemente três colegas.

De acordo com informações do jornal Le Monde, dados oficiais apontaram que os relatos de incidentes com armas brancas em escolas aumentaram 15% na França no ano passado.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence