Irã e Hezbollah criticam Israel por interceptar navio com Greta

Últimas atualizações em 09/06/2025 – 17:30 Por Gazeta do Povo | Feed


O Irã e o grupo libanês Hezbollah, uma das organizações terroristas apoiadas por Teerã, criticaram nesta segunda-feira (9) a decisão de Israel de interceptar um navio com ativistas pró-Palestina que estava viajando para a Faixa de Gaza.

O navio Madleen havia partido da ilha italiana da Sicília no domingo da semana passada (1º), levando suprimentos de ajuda humanitária, e uma das ativistas a bordo era a sueca Greta Thunberg.

A embarcação foi interceptada na noite passada – o governo de Israel alegou que o barco estava tentando entrar em uma área militar fechada e ignorou avisos para que retornasse – e seus ocupantes serão deportados.

Em comunicado, o Hezbollah alegou que a ação de Israel foi um ato de “pirataria cometido pelo inimigo sionista”. “Isso constitui uma violação flagrante do direito internacional, das normas e dos valores humanitários”, acrescentou o grupo terrorista, segundo informações da Agência EFE.

De acordo com o jornal The Times of Israel, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, também condenou a interceptação do barco, durante uma entrevista coletiva em Teerã.

“O ataque a este navio — por ter ocorrido em águas internacionais — é considerado uma forma de pirataria sob o direito internacional”, alegou.

Num comunicado, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, disse que os ativistas que estavam no Madleen seriam obrigados a ver um vídeo de 43 minutos com imagens dos ataques do grupo terrorista palestino Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023.

“É apropriado que Greta, a antissemita, e seus amigos apoiadores do Hamas vejam exatamente quem é o grupo terrorista Hamas, que eles apoiam e em nome do qual agem, que atos atrozes eles cometeram contra mulheres, idosos e crianças, e contra quem Israel está lutando para se defender”, disse Katz no comunicado.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed


Descubra mais sobre Rede GNI | Grupo de Notícias Internacionais

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

Descubra mais sobre Rede GNI | Grupo de Notícias Internacionais

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading


AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence