Conib critica Lula e diz que falas sobre Israel são irresponsáveis

Últimas atualizações em 01/06/2025 – 19:20 Por Gazeta do Povo | Feed

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) criticou duramente neste domingo (1º) as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. Em comunicado, a entidade acusou Lula de “promover o antissemitismo entre seus apoiadores” e de “deturpar a realidade para atacar e vilipendiar o Estado judeu”.

A resposta da Conib veio após Lula afirmar, durante congresso do PSB em Brasília neste domingo, que os ataques israelenses à Faixa de Gaza são motivados por “vingança de um governo pela possibilidade da criação de um Estado palestino”. O presidente voltou a classificar a situação na região como um genocídio e ainda leu uma nota oficial do Ministério das Relações Exteriores que condena a instalação de 22 novos assentamentos por Israel na Cisjordânia. Em sua fala, Lula não mencionou o grupo extremista Hamas.

Para a Conib, “Israel não pratica genocídio em Gaza” e, segundo a entidade, quem acusa o país dessa prática busca “ganhos oportunistas ou ignora os fatos”. A confederação reforçou que “Israel se defende de uma organização terrorista que se esconde atrás de civis palestinos”. “O presidente, com suas falas antissemitas e irresponsáveis, parece querer criar problemas para nossa comunidade ao estimular o antissemitismo entre seus apoiadores, numa atitude destrutiva”.

Leia a nota do Conib na íntegra:

Lula, mais uma vez, deturpa a realidade para atacar Israel

O presidente Lula mais uma vez se dedica a deturpar a realidade para atacar e vilificar o Estado judeu, vítima de um terrível e desumano ataque genocida do Hamas em 7 de outubro de 2023. Israel não pratica genocídio em Gaza, e quem promove este libelo antissemita o faz buscando ganhos oportunistas ou ignorando os fatos.

O que Israel efetivamente faz é se defender de uma organização terrorista que se esconde atrás de civis palestinos, o que fica comprovado diariamente. O Brasil é um país onde a comunidade judaica vive em paz e segurança, mas o presidente da República, com suas falas antissemitas e irresponsáveis, parece querer criar problemas para a nossa comunidade ao promover o antissemitismo entre seus apoiadores, numa atitude irresponsável e destrutiva.

VEJA TAMBÉM:

  • Hamas não quer a paz: terroristas inventam nova desculpa para prolongar guerra

  • Israel mata suposto comandante do Hezbollah em ataque no sul do Líbano


Descubra mais sobre Grupo de Notícias Internacionais

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

Descubra mais sobre Grupo de Notícias Internacionais

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading


AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence