China suspende importações de produtos avícolas do Brasil

Últimas atualizações em 31/05/2025 – 10:56 Por Redação GNI

A China anunciou oficialmente, na noite dessa sexta-feira (30), a suspensão de todas as importações — diretas e indiretas — de produtos avícolas e relacionados provenientes do Brasil, como medida preventiva para evitar a entrada da gripe aviária em seu território.

A decisão foi confirmada em comunicado divulgado pela agência aduaneira chinesa, que também determinou que “todos os resíduos de origem vegetal e animal vindos do Brasil deverão passar por desinfestação”.

A proibição, que atinge o maior comprador de carne de frango brasileira, amplia preocupação sobre exportações do setor em um momento em que Brasil e China buscavam estreitar relações comerciais, em meio às tensões provocadas pela guerra comercial global iniciada pelos Estados Unidos. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil enviou à China mais de 10% de sua produção de carne de frango em 2024, totalizando 562,2 mil toneladas e movimentando cerca de US$ 1,5 bilhão.

A decisão chinesa ocorre após o Brasil ter suspendido há cerca de duas semanas os embarques de carne de frango para a China e a União Europeia após a confirmação do primeiro caso de influenza aviária altamente patogênica (IAAP) em uma granja comercial no município de Montenegro (RS).

Apesar de o governo brasileiro ter solicitado a regionalização das restrições — limitando-as ao entorno do foco —, a China decidiu ampliar o bloqueio, passando a englobar todos os produtos avícolas de origem brasileira, contrariando as expectativas do setor e do Ministério da Agricultura, que afirma trabalhar para evitar um impacto generalizado nas exportações.

VEJA TAMBÉM:

  • Líder mundial, avicultura do Brasil vê caso “pontual” e espera retomar logo as exportações
  • Brasil pode perder R$ 1,5 bilhão por mês com crise da gripe aviária

China suspende importações de produtos avícolas do Brasil[/gpt3]

Redação GNI

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence