EUA suspendem verba de US$ 700 mi de vacina de gripe aviária

Últimas atualizações em 30/05/2025 – 17:30 Por Revista Oeste

A suspensão de um grande repasse financeiro dos Estados Unidos à Moderna impacta o desenvolvimento de uma vacina contra gripe aviária. O anúncio, feito pela farmacêutica na quarta-feira 28, envolve mais de US$ 700 milhões em recursos cancelados pelo governo norte-americano.

O corte de verbas também elimina a possibilidade de compra futura das doses pelo governo. Os contratos originais foram assinados durante as gestões de Joe Biden e Donald Trump, por meio do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS).

A Moderna informou que o financiamento seria destinado à realização de testes clínicos em humanos e à preparação de vacinas contra variantes do vírus H5N1.

A vacina contra gripe aviária da Moderna

A farmacêutica relatou bons resultados nas avaliações de segurança e resposta imunológica do imunizante e agora pretende buscar apoio do setor privado para avançar à etapa final do projeto.

Com a diminuição da procura por vacinas de covid-19, a empresa aposta nas formulações com tecnologia mRNA para tentar recuperar receitas. O HHS explicou à Reuters que a decisão foi tomada depois de revisão interna, pois o projeto não cumpriu critérios de rigor científico e segurança para receber novos recursos públicos.

No último ano, a gripe aviária atingiu pelo menos 70 pessoas nos Estados Unidos, em sua maioria trabalhadores rurais.

Brasil investiga 8 casos suspeitos da doença

Gripe Aviária
As suspeitas de gripe aviária envolvem aves domésticas e silvestres | Foto: Reprodução/Redes sociais

O governo federal investiga cerca de oito casos suspeitos de gripe aviária de alta patogenicidade, segundo o Ministério da Agricultura. As suspeitas envolvem aves domésticas e silvestres.

O termo “alta patogenicidade” significa que o vírus é altamente agressivo e letal para as aves, o que causa surtos com alta mortalidade, sobretudo em aves domésticas, como galinhas e perus.

Leia mais: “Gripe aviária assusta, mas não chega à carne no Brasil”

Há um caso registrado em Guarulhos (SP) e dois casos suspeitos em Belo Horizonte (MG). Também foram registrados casos em Anta Gorda (RS), Armação de Búzios (RJ), Igarapê (MG), Brasília (DF) e Paraíso das Águas (MS).

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence