Direita promove dia temático para denunciar carga tributária

Últimas atualizações em 30/05/2025 – 13:46 Por Revista Oeste

O Dia da Liberdade de Impostos acontece entre a próxima segunda-feira, 2, e a próxima quinta, 5, em São Paulo e Porto Alegre. A ação mostra como a alta carga tributária compromete a vida dos brasileiros. Segundo os organizadores, o cidadão trabalha cinco meses do ano apenas para pagar tributos.

O deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) critica o anseio arrecadatório do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Estamos diante de um governo ineficiente e preocupado apenas em manter um cabide de empregos”, disse o deputado. “Sugando recursos dos cidadãos “para sustentar uma máquina pública inchada e corrupta.”

Ricardo Salles organiza há 15 anos, em São Paulo, evento sobre | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ricardo Salles (Novo-SP) organiza há 15 anos, em São Paulo, evento que denuncia a alta carga tributária brasileira | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Salles, fundador e presidente do Movimento Endireita Brasil (MEB), organiza o evento em São Paulo há 15 anos. Ele defende um sistema tributário mais justo e simplificado.

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) aponta que cerca de 40% da renda média do contribuinte será destinada a tributos, taxas e contribuições em 2025.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Por isso, o Brasil está entre as nações com as maiores cargas fiscais do mundo. No entanto, os gastos públicos não resultam em avanços na qualidade de vida. Atualmente, o país ocupa a última posição no Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (IRBES), que avalia a eficiência do uso do dinheiro público.

YouTube videoYouTube video

Neste ano, em São Paulo, serão disponibilizados 10 mil litros de gasolina sem impostos, com limite de 30 litros por veículo. Em Porto Alegre, a organização oferecerá 5 mil litros em cada um dos dois postos escolhidos, com limite de 10 litros por abastecimento.

O que representa o Dia da Liberdade de Imposto?

Organizadores almejam que o brasileiro pare de trabalhar para o governo e comece a trabalhar para si mesmo. Assim, o movimento alerta para a necessidade urgente de mudar o sistema tributário vigente.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence