Trump diz ao Fed que banco comete “erro” ao não baixar juros
Warning: Attempt to read property "author_category" on bool in /home/u752645038/domains/redegni.com.br/public_html/wp-content/plugins/publishpress-authors/src/core/Classes/Post_Editor.php on line 315
Últimas atualizações em 29/05/2025 – 18:10 Por Léo Vilhena
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu nesta quinta-feira (29) com o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, e lhe disse que a decisão da instituição de não baixar a taxa de juros é um “erro”.
Segundo informações da agência Reuters, o encontro, o primeiro entre Trump e Powell desde que o republicano voltou à Casa Branca, em janeiro, ocorreu após um convite do presidente.
“O presidente Powell não discutiu suas expectativas para a política monetária, exceto para enfatizar que a trajetória da política [de juros] dependerá inteiramente das informações econômicas recebidas e do que isso significa para as perspectivas”, informou o Fed em nota após a reunião.
No comunicado, o Fed disse que continuará estabelecendo “a política monetária, conforme exigido por lei, para sustentar o emprego máximo e a estabilidade de preços e tomará essas decisões com base exclusivamente em análises cuidadosas, objetivas e apolíticas”.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse depois do encontro que Trump fez uma cobrança a Powell.
“O presidente disse que acredita que o presidente do Fed está cometendo um erro ao não reduzir as taxas de juros, o que está nos colocando em desvantagem econômica em relação à China e a outros países”, afirmou.
Este mês, o Fed manteve a taxa básica de juros na faixa de 4,25% a 4,50%, patamar que vem sendo mantido desde dezembro. Nesta quarta-feira (28), em sua ata da reunião do início de maio, o Fed afirmou que espera que haja “um ou dois cortes” nas taxas de juros até o final do ano.
O encontro ocorreu após seguidas críticas de Trump ao banco central americano e ameaças de que poderia demitir Powell. “Se eu quiser que ele saia, ele sairá de lá muito rápido, acredite em mim”, declarou Trump em abril.
Trump diz ao Fed que banco comete “erro” ao não baixar juros[/gpt3]