Izz al-Din Haddad, apontado como sucessor do chefe do Hamas
Atual comandante das operações do grupo terrorista no norte de Gaza, Haddad deve ficar no controle da ala armada do Hamas em todo o território palestino após morte de Mohammad Sinwar.
Últimas atualizações em 29/05/2025 – 07:40 Por Redação GNI
O Hamas ainda não confirmou oficialmente a morte de Mohammad Sinwar, líder da organização em Gaza. Caso a morte seja confirmada, a liderança da ala armada do grupo no território palestino deverá ser assumida por seu principal aliado, Izz al-Din Haddad, atualmente à frente das operações no norte da Faixa de Gaza.
De acordo com o Conselho Europeu de Relações Exteriores (ECFR), Haddad ocupa o posto de comandante interino da brigada do norte de Gaza. Ele é descrito por Israel como o responsável pela reestruturação parcial da infraestrutura militar do Hamas na região, além de ser apontado como o principal estrategista da guerra contra o país naquela área.
Haddad também teria desempenhado um papel central nos ataques de 7 de outubro de 2023 contra Israel, e é considerado por autoridades israelenses tão relevante quanto Mohammed Deif — ex-número 3 do Hamas e líder militar do grupo, morto por Israel em agosto de 2024.
Por sua vez, membros do Hamas descrevem Haddad como um verdadeiro “fantasma” — o mesmo termo utilizado anteriormente para se referir a Sinwar —, ressaltando sua habilidade em driblar por anos os serviços de inteligência israelenses.
ANI