GP da Emilia-Romagna: Piastri leva pole e finda jejum da McLaren
Classificação ficou marcada por dois acidentes horrorosos: Colapinto e Tsunoda. Pilotos não sofreram lesões apesar da violência dos acidentes.
Últimas atualizações em 17/05/2025 – 15:21 Por Redação GNI
Líder do campeonato da F1, Oscar Piastri largará da pole position pela terceira vez em 2025. Mais rápido da classificação do GP da Emilia-Romagna deste sábado, o australiano anotou 1m14s670 em sua volta para desbancar Max Verstappen e Lando Norris. Em um dia marcado por duas batidas fortes e surpresas no Circuito Enzo e Dino Ferrari em Imola, Gabriel Bortoleto classificou-se em 14º.
A classificação foi marcada por dois fortes acidentes: o primeiro, de Yuki Tsunoda, cujo carro capotou e chegou perto de atingir a grade que divide o circuito e a arquibancada. O segundo foi do estreante da Alpine, Franco Colapinto, que bateu na Tamburello; a bandeira vermelha acionada por ele ainda ajudou Bortoleto a avançar ao Q2.
Ambos acidentes na mesma curva que matou Ayrton Senna, em 1994.
Depois da classificação, Colapinto perdeu uma posição no grid por ir à faixa rápida nos boxes antes de a direção de prova ter definido um tempo de reinício de sessão após batida de Tsunoda. Com isso, o piloto argentino vai largar em 16º.
Bortoleto, que seguia em 17º no segmento inicial, só avançou a 15º em sua tentativa final. Com a melhora de Bearman, subindo de 19º para 15º, o brasileiro entrou na zona de eliminação; mas, a volta do inglês foi concluída sob a bandeira vermelha acionada por Colapinto e, por essa razão, foi excluída. Com isso, Gabriel assegurou sua terceira ida ao Q2 nesta temporada, embora não tenha ido além.
A largada do GP da Emilia-Romagna será neste domingo às 10h da manhã, no horário de Brasília. Transmissão da Band.
Piastri chega a três poles na carreira, repetindo o feito alcançado na China e no Bahrein – em ambas, o australiano ganhou a corrida. A McLaren, que também lidera o Mundial de construtores, será representada na posição de honra do grid pela quinta vez em 2025.
F1



