F1 vai estrear novo tipo de pneu ultramacio

GP da Emilia-Romagna; Pirelli optou por levar para a corrida em Ímola os compostos C6, introduzidos nesta temporada. Novo pneu é ultramacio, com maior velocidade e desgaste mais rápido que as demais opções

Últimas atualizações em 14/05/2025 – 11:04 Por Redação GNI

A sétima etapa da Fórmula 1 vai ter uma novidade: pela primeira vez, a Pirelli, fornecedora de pneus da categoria, vai disponibilizar os pneus ultramacios C6. A novidade já havia sido testada nas atividades de fim de temporada no ano passado, mas vai ser usada oficialmente pela primeira vez no GP da Emilia-Romagna, que acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18).

A princípio, a utilização do novo tipo de pneu em Ímola só é obrigatória durante a classificação de sábado, mas as equipes são livres para usar o composto nos treinos livres e na corrida, se assim desejarem.

Atualmente, os pneus de pista seca são mostrados ao público em três categorias: duros (na cor branca), médios (amarelos) e macios (vermelhos). No entanto, essa disposição ocorre apenas para facilitar o entendimento dos fãs em relação às estratégias. Na verdade, até a última temporada, eram cinco os tipos de compostos disponíveis: C1, C2, C3, C4 e C5.

O C1, por exemplo, é o pneu mais duro, projetado para circuitos que exigem mais esforço das rodas. Apesar de levar mais tempo para aquecer e ter menor aderência, o que resulta em tempos de volta mais lentos, ele tem uma durabilidade superior às demais; isso permite que o composto seja usado por mais voltas.

No outro espectro da lista, o C5 era o pneu mais macio até o ano passado e usado, principalmente, em circuitos que exigem menor esforço. Com maior aderência, ele também era o mais rápido até então. Por outro lado, o desgaste desse composto é muito maior – isso faz com que eles tenham que ser substituídos mais rapidamente.

Classificado pela Pirelli como ultramacio, o composto C6 que estreia neste fim de semana a Emilia-Romagna toma o posto do C5 como mais rápido e com menor durabilidade.

A cada corrida, a Pirelli seleciona três entre os seis tipos de pneus para a prova: um serve como duro, outro como médio e o terceiro como macio. Para a etapa deste fim de semana, as escolhas foram pelo C4, C5 e C6, respectivamente – a gama de compostos mais macia possível. No ano passado, foram usados C3, C4 e C5.

Há também os pneus intermediários (verdes) e de chuva forte (azuis), utilizados apenas quando a pista está molhada.

F1


Pneus da Fórmula 1 em 2025 — Foto: Mark Sutton - Formula 1/Formula 1 via Getty Images


Descubra mais sobre Rede GNI

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

Descubra mais sobre Rede GNI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading


AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence