Índia lança mísseis contra o Paquistão na Caxemira
VÍDEO mostra momento de explosão. Índia lança mísseis contra o Paquistão na Caxemira
Últimas atualizações em 06/05/2025 – 23:47 Por Redação GNI
A Índia confirmou ter atacado nove alvos do Paquistão na região da Caxemira, nesta terça-feira (6). Segundo o governo paquistanês, oito pessoas morreram, incluindo uma criança, e 35 ficaram feridas na ação. O governo indiano, por outro lado, fala em doze mortos.
Ambos os países, adversários históricos, possuem armas nucleares.
De acordo com Nova Déli, a operação batizada de Sindoor atingiu infraestrutura de terroristas localizadas no país vizinho e que suas ações “são precisas, comedidas e não escalatórias em sua natureza”, e seria resposta a um ataque terrorista na Caxemira indiana que deixou 26 mortos no último dia 22.
O Paquistão, por sua vez, afirmou que os indianos atacaram três locais com mísseis e que vai responder à agressão.
Islamabad disse que fechou seu espaço aéreo por 48 horas e que os voo comerciais ainda no ar estão sendo desviados.
De acordo com a polícia indiana, após os ataques, militares paquistaneses atiraram contra o território controlado pela Índia, deixando duas mulheres feridas.
Após as explosões, a energia elétrica de Muzaffarabad foi cortada, disseram as testemunhas. Não ficou imediatamente claro o que foram as explosões.
Um porta-voz das Forças Armadas do Paquistão disse à emissora ARY que a Índia atacou o Paquistão com mísseis em três locais e que o Paquistão responderia.
O incidente ocorre em meio ao aumento das tensões entre os vizinhos após um ataque a turistas hindus na Caxemira indiana no mês passado.
A Índia culpou o Paquistão pela violência, na qual 26 homens foram mortos, e prometeu responder. O Paquistão negou qualquer envolvimento nos assassinatos e afirmou ter informações de que a Índia planejava atacar.
Descubra mais sobre Rede GNI
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.