Apagão massivo atinge Portugal e outros países da Europa

O Instituto Nacional de Segurança Cibernética (INCIBE) está investigando a situação para verificar a possibilidade de um ataque cibernético, embora ainda não tenha chegado a uma conclusão

Últimas atualizações em 28/04/2025 – 10:25 Por Redação GNI

Um apagão geral afeta moradores de Portugal e de outros países da Europa na manhã desta segunda-feira. A concessionária espanhola Red Elétrica confirmou a falha no país e a operadora de energia de Portugal afirma que o apagão atinge “toda a Península Ibérica”, parte da França e Alemanha. Linhas telefônicas e semáforos foram afetados e, nos aeroportos, os embarques estão sendo feitos “à moda antiga” e o check-in de forma manual.

Em Portugal, há pessoas presas dentro de vagões de metrô e hospitais começam a enfrentar problemas com a ausência de energia. O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, ativou o plano de emergência, com uso de geradores para alimentar áreas como o bloco operatório e cuidados intensivos.

O grupo que liga todo os fornecedores de energia em Portugal já reportou a situação ao Centro Nacional de Cibersegurança. O Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal fez um apelo para que os cidadãos usem os serviços apenas em caso de necessidade para evitar uma sobrecarga do sistema.

O Instituto Nacional de Segurança Cibernética (INCIBE) está investigando a situação para verificar a possibilidade de um ataque cibernético, embora ainda não tenha chegado a uma conclusão. Segundo o ministro da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, um ciberataque poderá ter sido a fonte do apagão europeu.

— Sei que abrange vários países da Europa – Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio que também Marrocos. (…) Coisa em grande escala que, pela dimensão que tem, é compatível com um ciberataque. Mas é uma informação não confirmada — disse ele à “RTP”. O governo português também criou um grupo de trabalho para acompanhar o apagão e aponta que o problema parece ter tido origem fora de Portugal.

A Polícia de Segurança Pública de Portugal aumentou o efetivo de agentes nas ruas para ajudar a solucionar o caos no trânsito da capital portuguesa. O porta-voz do órgão disse à Lusa que policias e bombeiros estão prestando apoio no metrô e em prédios onde moradores ficaram presos em elevadores.

Espanha e França afetados

Na Espanha, foram ativados planos de reposição do fornecimento de energia elétrica em colaboração com as empresas do setor. “As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo mobilizados para solucionar o problema”, declarou a concessionária espanhola. No país, o blecaute afetou diversas cidades como Madri, Sevilha, Granada, Málaga e Cádiz.

Juan Manuel Leia maisno, presidente do governo regional da Andaluzia, citado pelo El País, disse nesta manhã que “tudo aponta para um ataque cibernético”, embora ainda não haja uma explicação oficial.

— Tudo indica que um apagão desta magnitude se deve apenas a um ataque cibernético. Vamos ver quanto tempo isso vai durar porque os geradores só têm capacidade para 24 horas — declarou o ministro.

Na capital espanhola, o jogo de tênis entre Dimitrov e Fearnely no Madrid Open 2025 precisou ser paralisado porque uma câmera ficou parada em cima da quadra devido à falta de eletricidade. A partida estava no segundo set quando precisou ser paralisada.

Cidadãos de Andorra e de partes da França que fazem fronteira com a Espanha também relataram ter sido afetados pelo apagão. Outras interrupções foram relatadas até mesmo na Bélgica, de acordo com as informações mais recentes.

MUNDO


Descubra mais sobre Rede GNI

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

Descubra mais sobre Rede GNI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo