General condecorado russo morre em explosão de carro-bomba
O atentado ocorreu nos arredores de Moscou, capital cosmopolita da Rússia.
Últimas atualizações em 25/04/2025 – 09:17 Por Redação GNI
Um oficial militar russo de alta patente morreu quando um carro explodiu na sexta-feira na cidade de Balashikha, a leste de Moscou, informou o Comitê Investigativo da Rússia.
O Comitê identificou o oficial como Yaroslav Moskalik, vice-chefe da Diretoria Principal de Operações do Estado-Maior das Forças Armadas Russas, e informou ter aberto um processo criminal sobre o incidente.
“De acordo com os dados disponíveis, a explosão ocorreu como resultado da detonação de um dispositivo explosivo caseiro repleto de elementos destrutivos”, afirmou o Comitê Investigativo em um comunicado.
O comunicado não especificou quem poderia estar por trás do incidente. Várias figuras militares russas de alto escalão foram assassinadas desde o início da guerra na Ucrânia em operações atribuídas por Moscou a Kiev.
O veículo de mídia russo Baza, que possui fontes em agências policiais russas, informou que uma bomba em um carro estacionado foi detonada remotamente quando o oficial – que morava na região – passou por ali.
O jornal Izvestia publicou um vídeo mostrando uma pessoa se aproximando de uma fila de carros estacionados em frente a um complexo de apartamentos e uma explosão que lançou partes de um veículo a metros de altura.
O jornal Kommersant informou que uma segunda pessoa também morreu.
Ele se juntou ao contingente russo em uma reunião em outubro de 2015 do Formato Normandia, um grupo formado por equipes da Alemanha, Rússia, Ucrânia e França que supervisionou os acordos de Minsk, projetados para encerrar a guerra entre a Ucrânia e as forças separatistas apoiadas pela Rússia, que eclodiu em 2014.
Descubra mais sobre Rede GNI
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.