Em novo ataque russo em Kiev deixa 11 mortos
Ofensiva russa com mísseis e drones contra capital ucraniana deixou mais de 60 feridos, com 48 pessoas hospitalizadas, segundo as autoridades locais. Bombardeio foi 'um dos mais absurdos' da guerra, disse Zelensky.
Últimas atualizações em 24/04/2025 – 09:07 Por Redação GNI
Em novo ataque com mísseis e drones realizado pela Rússia atingiu Kiev, capital da Ucrânia, durante a madrugada desta quinta-feira (24). Segundo a autoridades locais, onze pessoas morreram e outras 63 ficaram feridas. Aparentemente, por relatos ainda não confirmados, haveriam crianças entre as vítimas.
Uma fonte militar ucraniana afirmou à agência de notícias Reuters que o míssil balístico que causou as mortes na cidade é norte-coreano, do modelo KN-23.
Ao menos 42 pessoas foram hospitalizadas, segundo o Serviço Estadual de Emergência da Ucrânia. As operações de resgate estão em andamento para encontrar corpos sob os escombros. A agência de notícias Associated Press (AP) presenciou equipes de emergência resgatando pessoas e retirando corpos dos destroços.
Incêndios foram registrados em vários edifícios residenciais, segundo Tymur Tkachenko, chefe da administração militar da cidade. O ataque atingiu pelo menos quatro bairros de Kiev.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chamou o ataque russo de “um dos mais absurdos” da guerra, e que seu rival deve parar os ataques massivos imediatamente. Zelensky também disse que a Rússia não respeita o cessar-fogo aéreo no Mar Negro acordado com os EUA em março, e anunciou que encurtará uma visita oficial que fazia à África do Sul por conta do ataque.
O Kremlin afirmou na manhã desta quinta-feira que a Rússia continuará sua operação militar para “atingir alvos militares e adjacentes”. Segundo o governo russo, o cessar-fogo citado por Zelensky expirou, mas que “continua trabalhando com os EUA para chegar à paz”.
MUNDO
Descubra mais sobre Rede GNI
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.