Zelensky acusa Rússia de violar cessar-fogo de Páscoa

Russos dizem que Ucrânia também realizou ataques

Últimas atualizações em 20/04/2025 – 11:50 Por Redação GNI

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou neste domingo (20) a Rússia de violar o cessar-fogo de Páscoa anunciado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. Os russos, por sua vez, também acusaram tropas ucranianas de não cumprir a trégua.

“Desde a manhã de Páscoa, podemos dizer que o exército russo está tentando criar uma impressão geral de cessar-fogo, mas em alguns lugares não abandona tentativas individuais de avançar e infligir perdas à Ucrânia”, disse Zelensky em suas redes sociais.

“Em todos os lugares, nossos guerreiros estão respondendo como o inimigo merece, com base na situação específica de combate. A Ucrânia continuará a agir simetricamente”, disse Zelensky.

A acusação foi feita horas depois de Putin declarar uma “trégua de Páscoa”, em que as ações militares da Rússia seriam pausadas durante 30 horas, entre as 12h de sábado (19) e as 18h de domingo (20), no horário de Brasília.


LEIA TAMBÉM https://redegni.com.br/2025/04/19/vladimir-putin-declara-tregua-de-pascoa-na-guerra-contra-a-ucrania/


Mas, de acordo com Zelensky, houve 59 casos de bombardeios e 5 de ataques na manhã de domingo. Considerando o intervalo desde as 12h de sábado, são 387 casos de bombardeio e 19 ataques russos, segundo o presidente ucraniano.

A Rússia se defendeu da acusação de Zelensky e disse que suas tropas cumprem “estritamente” o cessar-fogo de Páscoa, segundo comunicado do Ministério da Defesa. A pasta também acusou a Ucrânia de violar a trégua ao disparar 444 tiros e 48 drones contra tropas e bases russas.

Em uma nova atualização, o presidente ucraniano também acusou a Rússia de realizar 26 ataques entre a meia-noite e o meio-dia deste domingo no horário local (entre 18h de sábado e 6h de domingo, no horário de Brasília). Os ataques russos ficaram mais intensos a partir das 4h deste domingo, no horário de Brasília, segundo Zelensky.

MUNDO


Descubra mais sobre Rede GNI

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Redação GNI

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

Descubra mais sobre Rede GNI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo