Rede GNI – 15 anos

A verdade dos fatos é a nossa notícia desde 2010

Max Verstappen estaria de saída da RBR?

Nem o fato de finalmente voltar a pontuar com seus dois pilotos, tendo Max Verstappen em sexto lugar e o recém-chegado Yuki Tsunoda em nono lugar, levantou os ânimos da RBR após o GP do Bahrein deste domingo. Agravado ainda por problemas com todos os pit stops, o dia da equipe terminou com uma tensa reunião no paddock do Circuito de Sakhir com o chefe Christian Horner; o diretor técnico Peter Waché; o engenheiro-chefe Paul Monaghan e o conselheiro Helmut Marko.

Um canal de televisão ainda registrou Marko discutindo na garagem da RBR com o empresário de Verstappen, Raymond Vermeulen. O próprio consultor, por sinal, reconhece que o receio de esgotar a paciência do piloto já bate na porta do time, embora possua contrato com o piloto até o fim de 2028.

– A preocupação é grande. As melhorias precisam ocorrer em um curto prazo para que ele tenha um carro com o qual possa vencer novamente. Temos que criar uma base com um carro para que ele possa lutar pelo campeonato mundial – declarou o austríaco.

Verstappen sofreu desde a largada: caiu de sétimo para oitavo, não encontrou ritmo nos pneus duros, sendo ultrapassado facilmente por Lewis Hamilton e Andrea Kimi Antonelli, e reclamou de problemas nos freios e do desempenho dos pneus.

Não bastando isso, seus dois pit stops – assim como os do colega Tsunoda – foram muito lentos, chegando a durar mais de 6s. Isso aconteceu porque o sinal emitido pela pistola de afixação dos pneus não acendeu, postergando sua liberação da troca.

– É muito alarmante. Sabemos que não somos competitivos, mas teremos atualizações nas próximas corridas, e esperamos que elas tragam melhorias. Temos muitos problemas: o principal é o equilíbrio (do carro) e a aderência (dos pneus) e, a partir disso, surgem os problemas com os freios. Além disso, um procedimento normal como um pitstop não está mais funcionando, então é um problema atrás do outro. O carro não é o mais rápido e os pitstops não estão funcionando. Isso não é aceitável – cobrou Marko.

Horner, chefe do time, reforçou o discurso do consultor e destacou o domingo difícil da equipe em Sakhir: com tudo isso, Verstappen caiu da vice-liderança para o terceiro lugar no campeonato de pilotos comandado por Lando Norris, da McLaren.

– Nada saiu a nosso favor desde o início da corrida. Não largamos bem, os pitstops não funcionaram e a temperatura dos pneus ficou muito alta. Se você tem um carro bem equilibrado, tudo fica muito mais fácil. Esse é um campeonato de 24 corridas. Estamos oito pontos atrás no campeonato de pilotos e sabemos que precisamos progredir muito rapidamente. Por isso, foi importante marcar o máximo de pontos que ele (Verstappen) conseguiu, se tratando de um carro difícil.

O resultado ainda pôs fim a uma sequência de duas vitórias do tetracampeão mundial no circuito barenita, no qual a RBR possui, ao todo, quatro triunfos – sendo outros dois com Sebastian Vettel.

Max, que chegou a vencer no GP do Japão há quase dois domingos, apontou os problemas no balanceamento do carro, os freios e a falta de aderência dos pneus como fatores que dificultaram sua vida na prova deste domingo. Ao todo, ele e Tsunoda conquistaram apenas dez pontos para a RBR, que ocupa um discreto terceiro lugar no Mundial de construtores liderado pela McLaren.

O cenário preocupante não é uma novidade para a equipe, que começou bem a temporada de 2024, mas caiu de rendimento pavimentando caminho para o crescimento da rival inglesa. A RBR chegou a ficar dez corridas sem vencer no último campeonato, feito contrastante com a dominância que apresentou nas três temporadas anteriores.

Como consequência, o time caiu de primeiro para terceiro no Mundial de construtores, vencido pela McLaren, embora tenha conseguido garantir ao menos o campeonato de pilotos com Verstappen.

– Sinto que, de alguma forma, estamos ainda piores em relação aos pneus este ano. Isso torna tudo muito complicado porque, no ano passado, não estávamos muito mal aqui. É claro que as pessoas fizeram melhorias, mas sinto que tivemos um fim de semana pior do que no ano passado. É estranho – avaliou o holandês.

A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, em 20 de abril, com o GP da Arábia Saudita. A etapa é válida como a quinta da temporada.

ESPORTES/F1


Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.

Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading