Rede GNI – 15 anos

A verdade dos fatos é a nossa notícia desde 2010

Ministros do STF já avisaram que a Anistia é Inconstitucional

Ministros do STF já avisaram que a Anistia é Inconstitucional. O avanço da discussão na Câmara sobre o projeto de anistia aos condenados pelas badernas de 8 de janeiro já faz ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvidos pelo site, avaliarem que, caso seja aprovado e o assunto chegue na Corte, será declarado inconstitucional.

O entendimento dos ministros é que o projeto de anistia fere dois incisos do artigo 5º da Constituição Federal: o 43 e o 44.

O primeiro determina que a tortura, o terrorismo, o tráfico de drogas e os crimes hediondos são inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia. Na prática, isso quer dizer que não podem ser perdoados.

Já o inciso 44 estabelece que a ação de grupos armados, civis ou militares, contra o Estado é crime inafiançável e imprescritível.

“Se é inafiançável e imprescritível, o regime é o mesmo do terrorismo, crime hediondo, etc. Ou seja, também não pode graça (perdão) nem anistia”, afirmou um ministro.

Nas contas desse ministro, há maioria no STF para derrubar, por inconstitucionalidade, um eventual projeto para anistiar os envolvidos nas badernas de 8 de janeiro.

A maioria dos condenados pelo 8 de janeiro responderam pelo crime de suposta tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete aliados são réus no STF pelo mesmo crime.

POLÍTICA


Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading