GP do Bahrein: Piastri é pole e Bortoleto larga em 18º
Confirmando o favoritismo apresentado nos treinos livres do fim de semana, a McLaren garantiu a pole position do GP do Bahrein com Oscar Piastri, neste sábado.
O australiano largará da ponta pela segunda vez na carreira, com a melhor volta de 1m29s841 para superar as marcas de Charles Leclerc, da Ferrari, e George Russell, da Mercedes.
O brasileiro Gabriel Bortoleto ficou em 18º.
Depois da classificação, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) puniu George Russell e Kimi Antonelli com a perda de uma posição no grid; com isso, Leclerc pula para segundo, Russell cai em terceiro, Pierre Gasly (Alpine) sobe para quarto e Antonelli desce para quinto.
As penalidades aplicadas aos pilotos da Mercedes se deram por causa de um incidente durante a bandeira vermelha, acionada após a forte batida de Esteban Ocon, da Haas. Antes de a direção de prova definir o horário de reinício da sessão, Russell e Antonelli retornaram em alta velocidade ao pit lane, o que não é permitido pelo regulamento.
McLaren dominou sessão que definiu posições iniciais para a corrida deste domingo no Circuito de Sakhir; Leclerc larga em segundo, e Russell sai em terceiro após sofrer punição.
Confirmando o favoritismo apresentado nos treinos livres do fim de semana, a McLaren garantiu a pole position do GP do Bahrein com Oscar Piastri, neste sábado. O australiano largará da ponta pela segunda vez na carreira, com a melhor volta de 1m29s841 para superar as marcas de Charles Leclerc, da Ferrari, e George Russell, da Mercedes. O brasileiro Gabriel Bortoleto ficou em 18º.
A primeira volta de Bortoleto no Q1 ficou a 1s6 do tempo de referência, em 16º. Sua última tentativa foi 0s6 mais rápida. No entanto, o brasileiro acabou retornando à zona de eliminação com as voltas finais da dupla da RBR, Max Verstappen e Yuki Tsunoda, que avançaram juntos ao top 10 pela primeira vez desde a chegada do japonês ao time, no último fim de semana.
Depois da prova, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) puniu George Russell e Kimi Antonelli com a perda de uma posição no grid; com isso, Leclerc pula para segundo, Russell cai em terceiro, Pierre Gasly (Alpine) sobe para quarto e Antonelli desce para quinto.
As penalidades aplicadas aos pilotos da Mercedes se deram por causa de um incidente durante a bandeira vermelha, acionada após a forte batida de Esteban Ocon, da Haas.
Antes de a direção de prova definir o horário de reinício da sessão, Russell e Antonelli retornaram em alta velocidade ao pit lane, o que não é permitido pelo regulamento.
Oscar Piastri dividiu forças na sessão com o colega, Lando Norris. O britânico chegou a ser o mais rápido no Q1, mas teve sua última tentativa no Q3 prejudicada por um giro da roda traseira esquerda que lhe custou 0s012 – valendo o sexto lugar no grid.
É a segunda vez neste início de ano que eles não dividirão a primeira fila, assim como no Japão, quando Verstappen foi pole e Norris, segundo no grid.
Resultado e grid de largada
Oscar PIASTRI (McLaren) – 1m29s841
Charles LECLERC (Ferrari) +0s334
George RUSSELL (Mercedes) +0s168 – perdeu uma posição.
Pierre GASLY (Alpine) +0s375
Andrea Kimi ANTONELLI (Mercedes) +0s372 – perdeu uma posição.
Lando NORRIS (Lando Norris) +0s426
Max VERSTAPPEN (RBR) +0s582
Carlos SAINZ (Williams) +0s839
Lewis HAMILTON (Ferrari) +0s931
Yuki TSUNODA (RBR) +1s462
Jack DOOHAN (Alpine) – Q2
Isack HADJAR (RB) – Q2
Fernando ALONSO (Aston Martin) – Q2
Esteban OCON (HAAS) – Q2
Alexander ALBON (Williams) – Q2
Nico HULKENBERG (Sauber) – Q1
Liam LAWSON (RB) – Q1
Gabriel BORTOLETO (Sauber) – Q1
Lance STROLL (Aston Martin) – Q1
Oliver BEARMAN (Haas) – Q1.
A largada é neste domingo (13) as 12h00, pelo horário de Brasília. A Band começará a transmitir as 11h30 para todo o Brasil, com narração de Sérgio Mauricio.
F1
Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.