Cobra é vista em rua de Copacabana, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira
Cobra é vista em rua de Copacabana, no Rio de Janeiro, após chuva desta quinta-feira.
No início da noite de quinta-feira, uma cobra surpreendeu quem passava pela Rua Figueiredo de Magalhães, em Copacabana, esquina com a Rua Domingos Ferreira. Segundo relatos, o animal, de cerca de um metro e meio teria saído de um bueiro. De acordo com o biólogo Bruno Meurer, a cobra era uma jiboia, espécie não rara de encontrar no meio urbano.
Conforme relatos da página Meu Leme de Janeiro, no Instagram, esta é a segunda cobra que aparece na região em uma semana. Outra foi vista, afirma, há cerca de cinco dias, próximo à Praia do Leme, e capturada pelos bombeiros.
O músico Jhonny Braz filmou o resgate da cobra. Conta que funcionárias de um salão de beleza viram o animal na calçada, e começaram a gritar de desespero, e ele e seus amigos pensaram se tratar de um assalto.
—Estávamos bebendo em um barzinho na Figueiredo de Magalhães, por volta de 18h30, quando escutamos uns gritos no outro lado da esquina. Achávamos que era assalto, mas na verdade as atendentes do salão estavam gritando porque tinha uma cobra. Só que pensamos que era daquelas cobrinhas pequenas, de uns 30 centímetros, mas era enorme e devia ter um metro e meio. O rapaz que filmei não pensou duas vezes para resgatar a cobra. Ele estava em uma loja, saiu correndo tirou a camisa e jogou em cima dela. Chamamos os Bombeiros, mas, como não chegaram a tempo, ele disse que a levaria de carro para lá — conta.
Nas redes sociais, o rapaz que resgatou a cobra, Benjamin Soares, postou um vídeo falando que sempre sonhou em resgatar e criar uma cobra, mas que levou o animal para o Corpo de Bombeiros.
“Quando ouvi os gritos pensei que era um assalto, aí quando falaram que era uma cobra não pensei duas vezes. Já vi muitos vídeos do Animal Planet e sabia como segurar ela. Como nenhum resgate chegou e estava de carro com meu avô, levamos no Corpo de Bombeiros”, disse.
A jiboia é peçonhenta?
O biólogo Bruno Meurer explica que a jiboia, que aparece em vídeos nas redes sociais nas mãos de um rapaz, apesar de não ser peçonhenta, pode morder e estrangular uma pessoa. Ele diz que quem vir uma deve se manter afastado e solicitar resgate especializado.
— A gente tem algumas matas na Zona Sul, como na região de Botafogo, e às vezes aparecem cobras. Essa provavelmente saiu do Parque da Chacrinha (em Copacabana). Esses bueiros de águas pluviais, provavelmente por causa da chuva, podem ter facilitado o deslocamento dela. Então é comum, e a gente tem que estar preparado para conviver com os animais selvagens que estão no nosso entorno. É um risco manusear a jiboia. O que as pessoas precisam fazer é ligar para a Guarda Ambiental resgatar esse animal. Sempre pedir para especialistas fazerem o manejo desses animais silvestres — disse.
A Patrulha Ambiental, subordinada à Secretaria municipal de Meio Ambiente, informa que não foi acionada para a ocorrência. O GLOBO procurou o Corpo de Bombeiros e aguarda retorno.
BRASIL
Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.