Rede GNI – 15 anos

A verdade dos fatos é a nossa notícia desde 2010

China nega ter ‘emprestado’ soldados à Rússia e chama Zelensky de ‘irresponsável’

A China negou nesta quinta-feira (10) que tenha enviado soldados para lutar ao lado das tropas da Rússia na Ucrânia. E disse não ter informações sobre cidadãos de seu país que tenham sido recrutado por Exército de Vladimir Putin.

A acusação foi feita esta semana pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Zelensky afirmou ter detido dois chineses que lutavam ao lado da Rússia em uma frente de batalha no leste da Ucrânia. Depois, disse ter informações de que 155 chineses foram enviados pelo presidente do país asiático, Xi Jinping, para integrar as forças russas.

Questionado sobre a declaração de Zelensky, o Ministério das Relações Exteriores da China pediu às “partes relevantes” que “parem de fazer comentários irresponsáveis”.

“Alertamos às partes relevantes que reconheçam o papel da China de maneira correta e clara”, disse o porta-voz diplomático Lin Jian em uma entrevista coletiva, sem citar a Ucrânia ou Zelensky diretamente.

A China se apresenta como um ator neutro na guerra de três anos, apesar das críticas ocidentais de que sua proximidade com Moscou proporcionou apoio econômico e diplomático à Rússia.

Zelensky afirmou na quarta-feira que “a participação aberta de cidadãos chineses em operações de combate (…) é um passo deliberado para a expansão da guerra”. “Acredito que agora (a Rússia) está envolvendo a China nesta guerra”, declarou.

Segundo Lin, a China “sempre exigiu que seus cidadãos (…) evitem envolver-se em conflitos armados de qualquer forma”.

“A China não é criadora ou parte da crise ucraniana. Somos defensores incondicionais e promotores ativos de uma resolução pacífica”, expressou.

AFP/ANI


Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.

Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading