Os detalhes surpreendentes sobre o Titanic revelados em fotos 3D
Últimas atualizações em 09/04/2025 – 09:29 by Redação GNI
Uma análise detalhada de um escaneamento digital em tamanho real do Titanic revelou novas informações sobre as horas finais do navio.
A réplica 3D exata mostra com clareza a violência como navio se partiu ao meio enquanto afundava, após colidir com um iceberg em 1912 — 1,5 mil pessoas perderam a vida na tragédia.
O escaneamento oferece uma nova visão de uma das salas de caldeiras, confirmando relatos de testemunhas de que os engenheiros trabalharam até o último momento para manter as luzes acesas.
Uma simulação por computador também sugere que perfurações no casco — do tamanho de folhas A4 — contribuíram para a destruição do navio.
“O Titanic é a última testemunha ocular sobrevivente do desastre — e ainda tem histórias a contar”, disse Parks Stephenson, um pesquisador especializado no navio.
O escaneamento foi estudado para um novo documentário da National Geographic em parceria com a Atlantic Productions, intitulado Titanic: The Digital Resurrection (Titanic: A Ressurreição Digital, em tradução livre).
O naufrágio, a 3,8 mil metros de profundidade nas águas geladas do oceano Atlântico, foi mapeado com o uso de robôs subaquáticos.
Mais de 700 mil imagens, capturadas de todos os ângulos, foram utilizadas para criar o “gêmeo digital”, revelado com exclusividade ao mundo pela BBC News em 2023.
Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.