Canecão é demolido para dar lugar a complexo multicultural
A mais famosa casa de shows do Brasil, que foi ícone da cultura nas décadas de 70, 80 e 90, foi demolida para dar lugar a um ‘Novo Canecão’, um complexo multicultural.
Pelo canecão passaram os maiores nomes da cultura internacional e nacional. Apresentar-se no Canecão era o auge na carreira de qualquer cantor ou banda.
O Canecão está agora, de vez, na memória e na saudade.
Nesta terça-feira, apenas parte da estrutura e paredes de um dos lados do antigo prédio seguiam de pé no terreno em Botafogo, fase final de demolição do imóvel para ter início a obra de construção do novo equipamento cultural multiuso.
Na área entre as avenidas Venceslau Brás e Lauro Sodré, ao lado do Shopping RioSul, será erguido um novo complexo, com previsão de inauguração em 2026.
O novo Canecão abrigará bem mais do que uma casa de shows.
O espaço multicultural abrigará oito diferentes unidades de entretenimento, num projeto arquitetônico com 15.000m² de terreno e 20.000m² de área construída.
Serão cinco pavimentos, divididos entre subsolo, térreo e três andares.
O projeto inclui ainda área verde, com um bosque.
o que será construído?
- Grande Sala de Espetáculos: com 3.300m² e capacidade para até 6 mil pessoas, distribuída em três pavimentos. Espaço onde serão realizados os shows, concertos, peças e apresentações gerais. O projeto acústico e de iluminação de palco será assinado pelo renomado consultor José Augusto Nepomuceno.
- Espaço Multiuso: espaço multiuso, com 500m², voltado para a realização de pocket shows e eventos sociais e corporativos. Ambiente que irá abrigar o famoso mural do artista e cartunista Ziraldo, que será restaurado pela equipe da UFRJ.
- Espaço de Exposições: área de 500m² para mostras artísticas visuais.
- Microteatro: inovador ambiente de 1.000m² voltado para experiências únicas cênico gastronômicas.
- Estúdio Criativo: espaço destinado à criação de produtos musicais, captação de vídeos, entrevistas, podcasts e toda estrutura para apoiar os novos talentos da música e das artes.
- Museu da Música: espaço de 1.000m², dedicado à história da casa e da música nacional e internacional, com ações imersivas e acervo exclusivo, com público estimado de 100.mil pessoas por ano.
- Bosque: área verde descoberta de 5.000m², ideal para feiras e eventos ao ar livre. Espaço gratuito, terá funcionamento independente das demais atividades, oferecendo uma programação agradável e com a cara do Rio de Janeiro.
- Lounge Canecão: espaço com 300m² para os patrocinadores se encontrarem com convidados e parceiros nos dias de evento na Grande Sala, com o objetivo é facilitar novas conexões e estreitar relacionamentos.
ARTES

Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.