Rede GNI – 15 anos

A verdade dos fatos é a nossa notícia desde 2010.

Palestinos protestam contra o Hamas após volta do conflito em Gaza: ‘Basta de guerra’

Centenas de palestinos protestaram no norte da Faixa de Gaza para exigir o fim da guerra e gritar “Fora Hamas” nesta terça-feira (25), em uma rara demonstração pública de oposição ao grupo terrorista.

Em meio aos escombros de prédios em Beit Lahiya, os manifestantes seguravam cartazes onde se liam frases como “Basta de guerra” e gritavam contra o grupo, que governa o território. Vídeos foram parar nas redes sociais.

“Foi uma manifestação espontânea contra a guerra porque as pessoas estão cansadas e não têm para onde ir. Muitos gritavam slogans contra o Hamas – não todas as pessoas, mas muitas -, dizendo ‘Fora Hamas ‘. As pessoas estão exaustas e ninguém deve culpá-las”, disse uma testemunha, que falou à agência de notícias Reuters sob a condição de que seu nome não fosse usado por medo de retaliação.

O norte de Gaza tem sido uma das áreas mais devastadas desde o início do conflito. A maioria dos prédios na área densamente povoada foi reduzida a escombros e grande parte da população se mudou várias vezes para escapar dos ataques aéreos de Israel.

Basem Naim, alto funcionário do Hamas, afirmou à Reuters que as pessoas têm o direito de protestar contra o sofrimento causado pela guerra, mas denunciou o que chamou de “agendas políticas suspeitas” explorando a situação.

“De onde eles são, o que está acontecendo na Cisjordânia? Por que eles não protestam contra a agressão lá ou permitem que as pessoas saiam às ruas para denunciar essa agressão?”, questionou.

Mais cedo, antes do protesto registrado nesta terça, o Fatah, movimento rival do Hamas e que governa a Cisjordânia, pediu ao grupo para renunciar e preservar “a existência dos palestinos” no território.

ANI


Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.

Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading