Astro do cinema, Gerard Depardieu vai a julgamento por vários estupros
O ator francês Gerard Depardieu, que enfrenta uma série de acusações de agressão e estupro, começa a ser julgado em Paris nesta segunda-feira pelo suposto abuso sexual de duas mulheres durante as filmagens de um filme em 2021.
Estrela de mais de 200 filmes e séries de televisão, Depardieu foi acusado de comportamento inapropriado por cerca de 20 mulheres, mas este é o primeiro caso a ir a julgamento.
O artista de 76 anos é a figura de maior destaque a enfrentar acusações na resposta às vezes lenta do cinema francês ao movimento #MeToo.
O caso perante o tribunal criminal de Paris diz respeito a acusações de agressão sexual durante as filmagens de “Les Volets Verts” (“The Green Shutters”) do diretor Jean Becker em 2021.
Anouk Grinberg, atriz que também participou do filme, declarou apoio às duas mulheres que acusaram Depardieu — uma figurinista de 54 anos e uma assistente de direção, de 34.
Ambas alegam ter sido vítimas de violência sexual. Grinberg disse à AFP que Depardieu constantemente fazia “comentários obscenos”.
— Quando produtores de cinema contratam Depardieu para um filme, eles sabem que estão contratando um abusador — destacou.
O julgamento, inicialmente agendado para outubro, foi adiado devido à saúde debilitada do ator.
Na época, o advogado de Depardieu, Jeremie Assous, disse que o artista havia colocado uma ponte de safena quádrupla e sofria de diabetes, agravada pelo estresse do julgamento.
Depardieu foi examinado por um especialista médico nomeado pelo tribunal, que estabeleceu que ele está apto a comparecer ao tribunal, disse Assous.
— Ele, no entanto, expressou reservas — disse o advogado à AFP.
De acordo com o advogado, as aparições de Depardieu no tribunal devem ser limitadas a seis horas por dia, e ele fará pausas sempre que “precisar”.
Assous disse que o ator “nega todas as acusações em sua totalidade”.
ARTES
Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.