Piastri vence o GP da China; Gasly, Leclerc e Hamilton são desclassificados
Últimas atualizações em 23/03/2025 – 08:58 Por Redação GNI
Oscar Piastri liderou o GP da China de ponta a ponta na madrugada deste domingo para conquistar a primeira vitória de 2025.
Pole position, o australiano conduziu em uma prova tranquila para confirmar a dobradinha da McLaren, assegurada ainda pelo segundo lugar de Lando Norris.
George Russell chegou em terceiro lugar.
Já o brasileiro Gabriel Bortoleto, beneficiado com desclassificações de rivais após a prova, foi 14º colocado.
Sucedido pelas desclassificações de Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Pierre Gasly por irregularidades técnicas, o triunfo pacífico de Piastri se opôs ao que Norris viveu: ele conseguiu ascender à vice liderança na largada mas sofreu com problemas nos freios, vendo a distância para o colega aumentar; Russell, que conduziu a corrida inteira em terceiro, chegou muito perto dele.
Apesar da preocupação, o pódio assegurou Norris na liderança do campeonato da F1 por mais duas semanas: ele agora tem 44 pontos contra 36 do vice-líder Max Verstappen.
A McLaren, atual campeã de construtores, vai a 78 na ponta da tabela.
A corrida não teve tanta ação exceto, também, pela condução de Verstappen contra as duas Ferraris para conquistar o quarto lugar; para isso, contou com a estratégia ineficaz da escuderia de parar Hamilton (que já vinha lento) duas vezes, e seguiu pressionando Leclerc nas voltas finais – o monegasco, assim como colega, lutando com uma asa quebrada desde a largada.
O novato da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, foi o estreante com melhor resultado: sexto, eleito piloto do dia da prova.
Outro destaque foi o calouro Oliver Bearman, que levou a Haas até o oitavo lugar após largar em 17º e também se beneficiar das desclassificações.
A F1 retorna daqui a duas semanas em 6 de abril com o GP do Japão, terceira rodada da temporada 2025.
Resultado
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lando Norris (McLaren) – +9s748
- George Russell (Mercedes) – +11s097
- Max Verstappen (RBR) – +16s656
- Esteban Ocon (Haas) – +49s569
- Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) – +53s748
- Alexander Albon (Williams) – +56s321
- Oliver Bearman (Haas) – +61s103
- Lance Stroll (Aston Martin) – +70s204
- Carlos Sainz (Williams) – +76s387
- Isack Hadjar (RB) – +78s875
- Jack Doohan (Alpine) – +88s401
- Liam Lawson (RBR) – +81s147
- Gabriel Bortoleto (Sauber) – +1 volta
- Nico Hulkenberg (Sauber) – +1 volta
- Yuki Tsunoda (RB) – +1 volta
Fernando Alonso (Aston Martin) – ABANDONOU
Lewis Hamilton (Ferrari) – DESCLASSIFICADO
Charles Leclerc (Ferrari) – DESCLASSIFICADO
Pierre Gasly (Alpine) – DESCLASSIFICADO
Gasly, Leclerc e Hamilton são desclassificados
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu desclassificar três pilotos do GP da China realizado neste domingo: Charles Leclerc e Lewis Hamilton, da Ferrari, e Pierre Gasly, da Alpine. A federação identificou que os carros de Leclerc e Gasly estavam abaixo do peso mínimo exigido; assim, a infração foi levada aos comissários, que optaram por excluir ambos da prova.
Já a punição dada a Lewis Hamilton teve um motivo diferente: a prancha (uma placa de madeira na parte de baixo dos carros) do heptacampeão estava com espessura menor que o tamanho mínimo exigido pelo regulamento. Curiosamente, ele e Leclerc já foram desclassificados pelo mesmo motivo no GP dos Estados Unidos de 2023.
Com a decisão tomada pela FIA, a Ferrari perde todos os 18 pontos que conquistou no GP da China, vencido por Oscar Piastri. Leclerc tinha terminado na quinta posição, somando dez pontos; Hamilton, por sua vez, ficou no sexto lugar e tinha conquistado oito pontos.
A desclassificação abriria espaço para o 11º e o 12º da prova na zona de pontuação. No entanto, como Pierre Gasly terminou em 11º e também foi desclassificado, os pilotos que terminaram em 12º e 13º entraram no top 10. São eles: Lance Stroll, da Aston Martin, e Carlos Sainz, da Williams.
ESPORTES
Descubra mais sobre Rede GNI | Grupo de Notícias Internacionais
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.