Quem lembra do Macaco Tião, eleito ‘prefeito’ do Rio?
Últimas atualizações em 22/03/2025 – 09:22 by Redação GNI
O macaquinho esperto, inteligente e bagunceiro e que amava jogar fezes nos visitantes, recebeu votação recorde na eleição para prefeito do Rio em 1988. “Tião, Tião, o candidato do povão” era o slogan. Macaco Tião balançou a eleição de 1988 para prefeitura do Rio de Janeiro, a primeira depois da nova constituição aprovada.
Em qualquer esquina do Rio ou até mesmo de fora, em São Paulo, por exemplo, era raro não encontrar um que não falasse do macaco, que não risse, que não tirasse onda, que não pensasse em copiar o deboche. Só para você ter noção a que ponto chegou essa brincadeira: Tião teve direito até a campanha de lançamento, com show no Circo Voador, camiseta, broche, santinho com a foto dele…
Até 1996, você votava em cédulas de papel. Ou seja, você precisava marcar o nome do candidato ou, no caso de um voto de protesto, escrever o nome daquele que você mais confiava. Resultado: 400 mil pessoas, demonstrando uma enorme insatisfação política, um deboche com tudo e com todos, escreveram Tião nas cédulas.
Thiago Gomide | O Dia
Edição: Léo Vilhena
Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.