Rede GNI

A verdade dos fatos é a nossa notícia desde 2010

O aeroporto Heathrow de Londres e o 4º maior do mundo está fechado

Últimas atualizações em 21/03/2025 – 14:15 by Redação GNI

O aeroporto internacional de Heathrow, o principal de Londres, o maior da Europa e um dos mais movimentados do mundopassará esta sexta-feira (21) totalmente fechado por conta de um incêndio em uma estação de energia.

Todos os voos foram cancelados, e o fechamento gerou caos na aviação áerea mundial. Isso porque o Heathrow é um dos principais “hubs” do mundo, como são chamados aeroportos com um alto número de conexões.

Veja, abaixo, alguns fatos sobre o aeroporto:

  • O Heathrow atende a mais de 230 destinos em 90 países.
  • 90 companhias aéreas têm sua base principal em Heathrow sua base, como a British Airways, Virgin Atlantic e Lufthansa.
  • De acordo com o resumo de tráfego do aeroporto, 5,7 milhões de passageiros viajaram por Heathrow em fevereiro de 2025, o maior número já registrado para um mês de fevereiro por lá.
  • número de passageiros anual foi 84,1 milhões entre março de 2024 a fevereiro de 2025.
  • O Heatrhow tem duas pistas principais de pouso e decolagem que estão entre as mais extensas do mundo: a do norte tem 3.902 metros de comprimento. A do sul, 3.658 metros.
  • O aeroporto prepara uma proposta para uma 3ª pista neste verão, semanas após o governo britânico ter autorizado o projeto.
  • O Heathrow opera atualmente com 99% da capacidade e corre o risco de ser ultrapassado por rivais europeus. Suas duas pistas se comparam a quatro no Aeroporto Charles de Gaulle de Paris e Frankfurt, e seis no Schiphol de Amsterdã.
  • O aeroporto é de propriedade e operado pela Heathrow Airport Holdings, cujos proprietários incluem Ardian, Qatar Investment Fund e Saudi Arabia’s Public Investment Fund.
  • Há cerca de 475.000 movimentos totais de aeronaves por Heathrow anualmente.
  • O destino mais popular fora de Heathrow é Nova York.
  • Mais de 90.000 pessoas trabalham no aeroporto, o maior empregador de um único local do Reino Unido.

Conheça, também, alguns pontos da história do aeroporto:

  • O aeroporto recebeu o nome da vila ou aldeia de Heathrow, que costumava ser aproximadamente onde o Terminal 3 agora fica.
  • Começou como uma vila de tendas em 1946, servindo 18 destinos com um punhado de companhias aéreas fazendo 9.000 voos por ano.
  • A primeira partida foi no dia de Ano Novo de 1946 para Buenos Aires via Lisboa, a primeira parada para reabastecimento em um voo de longa distância para abrir a primeira ligação aérea da Grã-Bretanha com a América do Sul.
  • O primeiro terminal de Heathrow para voos de curta distância foi inaugurado em 1955. Originalmente conhecido como Edifício Europa, agora é conhecido como Terminal 2.
  • O Terminal 1 foi inaugurado formalmente em 1969 pela Rainha Elizabeth e foi fechado em junho de 2015. O Terminal 3 foi inaugurado em 1961 e o Terminal 4 em 1986.
  • O Terminal 5 foi inaugurado em 2008. O inquérito público sobre sua construção foi o mais longo na história do planejamento britânico, durando quase quatro anos.
  • O Aeroporto de Londres Heathrow foi o quarto aeroporto mais movimentado em 2024.

Fechamento

Todos os voos de chegada e saída foram cancelados, e a previsão é que as atividades sejam retomadas às 23h59 desta sexta-feira (21) pelo horário local (20h59 pelo horário de Brasília).

A administração do Heatrhow pediu para que as pessoas que têm voos agendados para esta sexta no aeroporto não se dirijam ao local e, em vez disso, entrem em contato com a companhia aérea.

O fechamento também fez com que outros voos pelo mundo também fossem cancelados, e rotas, alteradas. Ao longo da madrugada, voos dos Estados Unidos em direção à Europa tiveram de dar meia-volta no meio do trajeto e retornar ao ponto de partida.

O incêndio, que começou nesta madrugada (ainda noite de quinta-feira pelo horário de Brasília), deixou o Heathrow sem energia e afetou todas as operações do aeroporto.

ANI/MUNDO



Descubra mais sobre Rede GNI

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Redação GNI

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

Descubra mais sobre Rede GNI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading