EUA dará proteção a Eduardo Bolsonaro contra decisões de Moraes
A decisão do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de se afastar do mandato parlamentar para denunciar, nos Estados Unidos, as medidas de Alexandre de Moraes, terá um impacto político ainda maior caso ele consiga obter o status de asilado.
No pedido, ele deverá demonstrar ao órgão do governo americano responsável pela concessão desse benefício – o U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS) –, de forma “bem fundamentada”, o “temor de perseguição passada ou futura, com base em pelo menos um dos seguintes motivos: raça, religião, nacionalidade, opinião política ou pertencimento a determinado grupo social”.
Interlocutores próximos a Eduardo Bolsonaro acreditam que a medida é “possível, provável e factível”. Para eles, o asilo a Eduardo Bolsonaro poderia ser facilmente concedido pelo governo americano, não apenas pela relação política que construiu com republicanos e o entorno do presidente Donald Trump. Também conta o fato de a nova administração estar ciente das denúncias contra Moraes e de ter como bandeira a defesa da liberdade de expressão para a direita nas redes sociais.
A nova gestão de Trump deverá promover novas reformas com a possibilidade de endurecimento dos critérios para concessão de asilo, mas o cientista político Gustavo Alves avalia que elas não devem afetar Eduardo Bolsonaro, que é próximo da família Trump e teria motivos para alegar perseguição política.
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/asilo-dara-protecao-a-eduardo-bolsonaro-nos-eua-contra-decisoes-de-moraes/
Copyright © 2025, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Pessoas próximas a Donald Trump JR afirmam serem concretas as chances da América conceder asilo a Eduardo Bolsonaro e assim proteger o filho do presidente Jair Bolsonaro.
Edição: Léo Vilhena | Rede GNI
Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.