Rede GNI – 15 anos

A verdade dos fatos é a nossa notícia desde 2010.

China anuncia execução de engenheiro condenado por espionagem

Um engenheiro chinês que trabalhava em um centro de pesquisa foi condenado à morte por vazar segredos de Estado para uma potência estrangeira, anunciou nesta quarta-feira (19) o governo de Pequim.

O homem, de sobrenome Liu, “copiou, duplicou e vendeu de maneira secreta uma grande quantidade de segredos de Estado para uma agência estrangeira de espionagem e inteligência”, afirmou o Ministério de Segurança do Estado chinês em sua conta no WeChat.

Liu trabalhava como engenheiro assistente em um instituto de pesquisa e pediu demissão depois de considerar que havia sido tratado de maneira injusta.

Mas antes de deixar o local, “copiou e conservou em segredo uma grande quantidade de material confidencial que havia administrado com a intenção de utilizá-lo posteriormente para se vingar ou chantagear seus superiores”, acrescentou o ministério.

O ministério não revelou o instituto de pesquisa onde trabalhava, nem revelou o nome completo de Liu.

O engenheiro se endividou após alguns investimentos fracassados e “voltou sua atenção para o material confidencial em seu poder, dando lugar a pensamentos traiçoeiros de venda de inteligência”, afirma um comunicado oficial.

Segundo o ministério, a agência estrangeira de inteligência – que não foi identificada- cortou o contato depois de enganar Liu para que entregasse a informação confidencial por “um preço muito baixo”.


Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.

Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading