Lando Norris vence o GP da Austrália e Bortoleto abandona
Foi uma corrida imprevisível e caótica, devido a chuva que ínsistia em cair no Circuito Albert Park . A promessa de uma chuva leve no GP da Austrália, primeira corrida da temporada 2025 da F1, se cumpriu. Mas as expectativas não fizeram totalmente jus ao verdadeiro caos na prova vencida – por muito pouco – por Lando Norris na madrugada deste domingo.
Seis pilotos, dentre eles o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, abandonaram. Max Verstappen e George Russell completaram o pódio, aproveitando-se de um erro que tirou Oscar Piastri do top 3.
Lando quase viu tudo se perder a menos de 15 voltas para a bandeirada, quando a chuva retornou com mais força ao Circuito Albert Park em Melbourne, e ele patinou na pista junto com o colega Piastri.
Mas a McLaren foi rápida em trazê-lo aos boxes; ele também resistiu à ameaça iminente de Verstappen nos instantes finais e, com isso, passou a liderar o campeonato de pilotos pela primeira vez na carreira.
O primeiro desfalque se deu antes mesmo da largada: Isack Hadjar, da RB, bateu na volta de apresentação sob o asfalto molhado por um temporal que antecedeu a corrida.
Na volta 1 Carlos Sainz e Jack Doohan ficaram para trás, sucedidos por Fernando Alonso, Gabriel Bortoleto e Liam Lawson. Com isso, o caminho se abriu para Russell aparecer em terceiro depois da última janela de pit stops.
Entre os novatos, o destaque ficou por conta de Andrea Kimi Antonelli: o italiano, estreando no lugar de Lewis Hamilton, foi de 16º à quarta posição após uma prova sólida, apesar das condições adversas; o jovem herdou o décimo lugar de Alonso e subiu para quinto na retomada da prova.
Ele chegou a ultrapassar Albon para assumir a quarta colocação, mas havia sido punido em cinco segundos por ter sido liberado pela Mercedes de maneira insegura em um pit stop e terminou atrás do tailandês. Entretanto, a equipe pediu revisão da punição, e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aceitou. Sendo assim, Kimi fica com o quarto lugar.
A estreia de Hamilton na Ferrari brilhou menos que o esperado: o heptacampeão partiu da oitava colocação, posição na qual se manteve por quase toda a corrida. Chegou a liderar por breves instantes, sendo um dos últimos a recolocar pneus intermediários após a 44ª volta; com isso, cruzou a linha de chegada apenas em décimo lugar, duas posições atrás do colega Charles Leclerc.
Resultado
- Lando NORRIS (McLaren) – 1h42m06s304
- Max VERSTAPPEN (RBR) – +0s895
- George RUSSELL (Mercedes) – +8s481
- Andrea Kimi ANTONELLI (Mercedes) – +10s135
- Alexander ALBON (Williams) – +12s773
- Lance STROLL (Aston Martin) – +17s413
- Nico HULKENBERG (Sauber) – +18s423
- Charles LECLERC (Ferrari) – +19s826
- Oscar PIASTRI (McLaren) – +20s448
- Lewis HAMILTON (Ferrari) – +22s473
- Pierre GASLY (Alpine) – +26s502
- Yuki TSUNODA (RB) – +29s884
- Esteban OCON (Haas) – +33s161
- Oliver BEARMAN (Haas) – +40s351
SÉRGIO MAURÍCIO
Quem está acostumado assistir a Fórmula 1 através da Band, percebeu claramente uma mudança de postura do narrador Sérgio Maurício,
Após ser demitido e recontratado, por causa de inúmeras polêmicas, envolvendo seus posts no Twitter.
Primeiro, ele deletou a sua conta oficial no X, ex-Twitter. E durante a narração, evitou piadas e brincadeiras, até mesmo aquelas envolvendo os pilotos, tais como, “patrão”, referindo-se a Lewis Hamilton e “Jorjão da Massa”, referindo-se a George Russel.
A pergunta que alguns usuários do X se fizeram é: “Até quando ele vai acatar as ordens da Band?”
Léo Vilhena | Rede GNI
Foto: @F1
Lando, Max and George. Take a bow 👏#F1 #AusGP pic.twitter.com/9jG6SNkrDx
— Formula 1 (@F1) March 16, 2025
Descubra mais sobre Rede GNI - 15 anos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.