McLaren é campeã mundial de construtores; Lando Norris vence GP de Abu Dhabi
A temporada de 2024 fechou com ‘chave de ouro’. O GP de F1 de Abu Dhabi foi uma ‘corridaça’. Teve de tudo…
Uma espera de 26 anos terminou para a McLaren. Lando Norris venceu o GP de Abu Dhabi deste domingo e, além de confirmar seu vice-campeonato, também conduziu a equipe rumo ao nono Mundial de construtores.
Ele afastou a concorrência de Carlos Sainz, segundo colocado; mesmo com Charles Leclerc indo de 18º a terceiro, a Ferrari teve que se contentar com o vice de equipes.
O último campeonato de construtores da McLaren foi em 1998, com Mika Hakkinen, no ano do primeiro título do finlandês.
A equipe chegou perto de repetir o feito em 2007 mas foi desclassificada em um escândalo de espionagem revelado por Fernando Alonso.
Com isso, o time de Woking empata com a Williams e mantém-se como a terceira maior vencedora.
A corrida no Circuito de Yas Marina começou com um susto para a equipe britânica, que viu Oscar Piastri envolver-se em uma colisão com Max Verstappen; com o australiano até então fora dos pontos, uma possível vitória de Sainz deixaria a Ferrari na frente por um ponto.
Norris, porém, impediu que o espanhol reduzisse a diferença de 2s entre eles, rumo à quarta vitória de sua carreira.
A última ultrapassagem de Lewis Hamilton pela Mercedes encerrou a prova: sobre seu colega George Russell, a metros da linha de chegada.
O heptacampeão ganhou 12 posições no decorrer da prova que marcou sua despedida da equipe alemã após 12 temporadas de parceria.
Em 2025, ele será piloto da Ferrari.
Sainz, Nico Hulkenberg, Kevin Magnussen, Guanyu Zhou, Valtteri Bottas e Franco Colapinto também darão adeus às suas equipes – Ferrari, Haas, Sauber e Williams.
Os dois primeiros irão para a Williams e Sauber em 2025; os outros se despedem da F1.