Rússia lança ‘ataque massivo’ de 120 mísseis e 90 drones contra a Ucrânia
A Rússia lançou um ataque “em larga escala” contra infraestruturas de energia da Ucrânia na manhã deste domingo (17), segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. De acordo com ele, 120 mísseis e 90 drones foram lançados contra o país.
Explosões foram ouvidas em toda a Ucrânia no domingo, incluindo na capital, Kiev, no principal porto do sul, Odesa, bem como nas regiões oeste e central do país, de acordo com a agência de notícias Associated Press. O ataque combinado de drones e mísseis foi o mais poderoso lançado pela Rússia contra a Ucrânia em três meses, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev, Serhii Popko.
O Ministério de Defesa russo disse que “atacou de forma extensiva instalações críticas de infraestrutura energética que garantem o funcionamento do complexo militar-industrial da Ucrânia”, citando instalações de produção de gás e energia. Ao todo, 144 áreas foram visadas, incluindo outras estruturas de apoio à defesa ucraniana, como campos de aviação militares, depósitos de drones e equipamentos militares, segundo a Defesa russa.
Zelensky acusou a Rússia de ter como alvo a infraestrutura energética ucraniana. A agressão ocorreu em meio a crescentes temores sobre as intenções da Rússia de devastar a capacidade de geração de energia da Ucrânia antes do frio inverno.