REDE GNI

Grupo de Notícias Internacionais

Trump mostra sinais de força e lidera nos três estados-chaves, aponta pesquisa

Os eleitores do chamado Cinturão do Sol — estados do sul dos EUA que, além do clima ensolarado, tiveram um relevante crescimento econômicos nas últimas décadas — afirmam que o candidato republicano Donald Trump melhorou suas vidas quando foi presidente, entre 2017 e 2021, e temem que uma Casa Branca sob comando da democrata Kamala Harris não faça o mesmo.

De acordo com as últimas pesquisas do The New York Times e do Siena College, o cenário aponta para uma disputa extremamente competitiva em três estados-chave que integram a região: Arizona, Geórgia e Carolina do Norte, mas, como ampla vantagem para o republicano.

Segundo as pesquisas, Trump assumiu a liderança no Arizona e continua à frente na Geórgia, dois estados que ele perdeu para o atual presidente, Joe Biden, em 2020. Mas na Carolina do Norte, que não vota em um democrata desde 2008, Kamala está atrás de Trump por apenas uma pequena margem.

As pesquisas nesses três estados, realizadas entre 17 e 21 de setembro, evidenciam que, em uma nação fortemente polarizada, a disputa presidencial deste ano será uma das mais apertadas da História.

Arizona, Geórgia e Carolina do Norte fazem parte da lista de sete estados-pêndulos em que as campanhas de Trump e Kamala têm concentrado seus esforços desde o início da campanha. Kamala demonstrou relativa força em vários estados importantes do Meio-Oeste americana, incluindo o mais importante para suas esperanças de se tornar presidente: a Pensilvânia.

The New York Times