RedeGNI

Global News International

10 anosBrasilCrimeDestaquegoverno

Cracolândia: furtos em área de usuários têm queda de 69%

Cracolândia: Furtos Em Área De Usuários De Drogas Em SP Têm Queda De 69% Em Comparação Com O Ano Anterior

A região do fluxo no centro de São Paulo, conhecida pela concentração de usuários de drogas, vive um momento de queda nos índices de criminalidade. Na semana de 19 a 25 de fevereiro, o número de roubos atingiu o menor patamar desde o início do monitoramento semanal, em março de 2023.

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram registrados 55 roubos nesse período, o que representa uma redução de 80% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 285 casos.
Os furtos também apresentaram queda significativa, com 69% a menos de registros. Na última semana, 161 furtos foram contabilizados, contra 525 no mesmo período de 2023.

O levantamento, realizado nas áreas do 3º Distrito Policial (Campos Elíseos) e 77º (Santa Cecília), indica que, desde abril de 2023, houve uma redução de cerca de 4 mil roubos e furtos no entorno do fluxo.

Combate ao tráfico e novas ações

A SSP atribui os resultados positivos ao conjunto de ações implementadas pela atual gestão, com foco no combate ao tráfico de drogas, considerado o principal motor da criminalidade na região central.

“Priorizamos o combate ao tráfico por entendermos que ele movimenta os demais delitos da região. A Polícia Militar intensificou o patrulhamento preventivo e a Polícia Civil realiza investigações robustas para prender traficantes e receptadores”, explica o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Outras medidas também foram tomadas, como a valorização dos policiais, a inauguração e ampliação de novas sedes para unidades policiais, operações de combate ao tráfico e de qualificação de pessoas que frequentam o fluxo, além do combate aos roubos e furtos de celulares.

Em janeiro deste ano, o governo do Estado anunciou o aumento do efetivo de policiais na região, com a criação da companhia da Força Tática da Polícia Militar.

Integração com a comunidade

A SSP também destaca a importância da integração entre as autoridades governamentais e a comunidade local como fator determinante para o sucesso das iniciativas de segurança.

“Esse tipo de cooperação é vital para o sucesso, pois envolve a participação ativa da comunidade na identificação de problemas, implementação de medidas preventivas e promoção de uma cultura de segurança”, afirma o relatório divulgado nesta sexta-feira (1º
O secretário Guilherme Derrite afirma que o objetivo é desarticular a atividade criminosa na região e devolver o centro de São Paulo para a população.

“Vamos prosseguir com as ações de combate à criminalidade e, em conjunto com as demais áreas do governo, devolver o centro de São Paulo para a população”, completou Derrite.

Gazeta Brasil