RedeGNI

Global News International

Agências de Notícias InternacionaisManchete

Coreia do Norte ameaça os EUA com uma ‘guerra termonuclear’

A agência de imprensa oficial norte-coreana KCNA alertou, nesta terça-feira (noite de segunda no horário de Brasília), que as manobras militares dos Estados Unidos e Coreia do Sul podem desencadear uma “guerra termonuclear”.

O relatório da KCNA condena “o caráter agressivo” do exercício Escudo de Liberdade Ulchi, manobras militares em grande escala de Seul e Washington que começam nesta terça-feira.

Os exercícios acontecem dias após uma cúpula histórica entre Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, em que os três governos denunciaram o “comportamento agressivo” da China e da Coreia do Norte e prometeram expandir a segurança e a cooperação econômica da aliança trilateral.

Os líderes também assinaram um entendimento de que qualquer ameaça à segurança de uma das nações será considerada como uma ameaça a todas, o que levou o encontro a ser considerado como uma “mini-Otan” [Organização do Tratado do Atlântico Norte].

Os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul se comprometerão a realizar esse encontro todos os anos. Além disso, os três países vão criar um “canal de comunicação de emergência entre os chefes de Estado e de Governo e outras personalidades das suas administrações”. É uma espécie de “telefone vermelho” com três aparelhos, voltado para uma região que vive sob a ameaça do programa nuclear norte-coreano e que teme uma invasão chinesa a Taiwan.

ANI/G1/GNI

Midia move o mundo