RedeGNI

Global News International

ArtesDestaqueRede GNI

Os 20 filmes de suspense, e suas trilogias, mais aclamados da história

As maiores bilheterias do cinema mundial, tem entre si, algumas características similares, e uma das mais exatas é os filmes de Suspense e terror.

O chamado Suspense psicológico.

Nessa categoria de filme, as emoções despertadas variam entre ansiedade, tensão, medo e agitação.

Além disso, um bom suspense sempre incita um pouco de dúvida.

São histórias mais sombrias onde o protagonista se encontra numa situação de perigo, que muitas vezes ele não se dá conta.

Um filme de suspense também pode ser chamado de filme thriller, sendo esse um gênero com o objetivo de gerar tensão no espectador, devido a isso, esse gênero de filme compartilha de uma relação próxima com os filmes de terror (muitas das vezes ambos são confundidos, tendo em vista que os dois buscam provocar tensão).

A narrativa de suspense é recheada de tensão, o que faz com que o leitor envolva-se com a leitura por meio dos fatos enigmáticos postos em sequência para desvendar os mistérios.

E alguns são antológicos.

A bilheteria aponta para os melhores, bem como as críticas especializadas, mas nada como ver o mesmo filme 2, 3,4 ou 5 vezes e se assustar todas às vezes.

Aqui estão os 20 mais brilhantes filmes de suspense de todos os tempos:


PSICOSE (1960)

A obra-prima de Alfred Hitchcock, pai inquestionável do suspense, não poderia ficar fora dessa lista. O longa-metragem é apontado como um dos filmes mais importantes de todos os tempos, influenciando amplamente o cinema e a cultura pop.

Marion Crane é uma secretária que cometeu um roubo e está fugindo com uma grande quantia de dinheiro. Ela resolve se refugiar no Motel Bates, um local quase deserto que esconde um segredo arrepiante.


A ILHA DO MEDO (2010)

O filme de suspense psicológico dirigido por Martin Scorsese foi baseado no romance homônimo de Dennis Lehane e fez sucesso nas bilheterias.

Teddy e Chuck são dois agentes federais enviados para Shutter Island, onde precisam investigar um hospital psiquiátrico com pacientes violentos. Lá, a missão deles é perceber o que aconteceu com Rachel Solando, uma mulher que desapareceu deixando pistas indecifráveis.


TAXI DRIVER (1976)

Outra obra-prima de Martin Scorsese, Taxi Driver é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, combinando elementos de suspense, drama e crime.

O protagonista da história é Travis, um homem traumatizado pela Guerra do Vietnã que trabalha durante a noite como motorista de táxi. Alienado e revoltado com todas as injustiças que vê, o comportamento do homem se torna cada vez mais errático e violento.


JANELA INDISCRETA (1954)

Uma referência incontornável no cinema de suspense e mistério, o filme de Hitchcock foi baseado em um conto de Cornell Woolrich, e se tornou uma obra cult para várias gerações.

O protagonista da história é L. B. Jefferies, um fotógrafo que quebrou a perna e precisa ficar em casa para recuperar. Sem nada para fazer, ele começa a espiar os vizinhos pela janela, especialmente uma mulher que vive no edifício em frente.


SE7EN: OS SETES CRIMES CAPITAIS (1995)

Uma obra-prima do cinema.

O filme de crime e suspense é considerado um dos mais importantes da carreira do diretor David Fincher, tendo sido responsável por projetá-lo para a fama internacional.

O enredo segue David e William, dois agentes policiais com métodos bastante distintos. Juntos, eles precisam encontrar um assassino em série que está encenando os sete pecados mortais através de seus crimes.


 JANELA SECRETA (2004)

Durante o processo de um divórcio litigioso de sua esposa, o escritor Mort Rainey se muda para sua cabana remota em Nova York para ficar sozinho.

Tentando recuperar sua saúde mental, Rainey tem a infelicidade de ser encontrado por John Shooter, um agricultor que afirma que Rainey plagiou o seu trabalho.

Primeiramente, Rainey ignora as acusações, mas Shooter não desaparece e se torna cada vez pior em sua busca por vingança.


OS SUSPEITOS (1995)

Um dos melhores filmes de todos os tempos, eleito pela @TheAcademy.

Após uma explosão no cais, a polícia contabiliza 27 corpos e duas testemunhas: um húngaro em estado crítico e um conhecido ladrão deficiente físico, que saiu completamente ileso.

Quando os dois dão seus depoimentos, fica clara a participação de Keyser Soze, húngaro misterioso e impiedoso que foi o mentor de um golpe contra um grupo de traficantes de drogas da Argentina.

Mas quem é esse homem?


OS SUSPEITOS (2013)

Com o título original Prisioners, o filme dirigido por Denis Villeneuve foi um sucesso com o público e a crítica especializada.

Quando uma menina de seis anos é sequestrada, Keller Dover, o seu pai, precisa começar a procurá-la. Por outro lado, a polícia vai conduzindo sua própria investigação, liderada pelo Detetive Loki.


O EXORCISTA (1973)

Considerado por muitos críticos a obra-prima do suspense terror, O EXORCISTA ainda mete muito medo em quem assiste mesmo 50 anos depois de ter sido filmado.

Uma atriz vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador.

Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio.

Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.


OS ESTRANHOS (2008)

Considerado um dos filmes mais assustadores de todos os tempos, Os Estranhos ganhará um reboot em 2023.

Lançado em 2008, o filme original é uma obra-prima de suspense.

Ninguém consegue ficar indiferente ao clima de suspense e terror vividos pela estonteante Liv Tyler, que interpretou a noiva frustrada Kristen Mckay e o ótimo ator Scott Speedman, que interpretou o noivo rejeitado James Hoyt.

Na trama original, Kristen e James estão esperando por um final de semana de descanso na casa de campo da família, mas a estada deles é perturbada. Primeiro, uma mulher misteriosa e perigosa chega ao lugar enquanto James está fora. Quando ele retorna, ele acidentalmente mata seu amigo Mike, confundindo-o com um intruso e, então, o verdadeiro perigo aparece na forma de três torturadores mascarados, deixando Kristen e James lutando para sobreviverem.

O longa de 2008 foi dirigido pelo espetacular diretor Bryan Bertino. Os Estranhos de 2008 é a sua obra-prima.


INVOCAÇÃO DO MAL (2013)

A franquia (uma trilogia) de arrepiar e altamente lucrativa. Virou um cult e uma das sagas de suspense e terror mais bem sucedidas da história do cinema mundial.

Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren trabalham para ajudar a família aterrorizada por uma entidade demoníaca em sua fazenda.

Invocação do Mal 1 (2013)

Invocação do mal 2 (2016)

Invocação do Mal 3 (2021)


ANNABELLE (2014)

Também pertecente ao ‘Universo de Invocação do Mal e A Freira’, Annabelle é um suspense eterror digo de arrepiar os cabelos do corpo todo.

John Form acha que encontrou o presente ideal para sua esposa grávida, uma boneca vintage.

No entanto, a alegria do casal não dura muito.

Uma noite terrível, membros de uma seita satânica invadem a casa do casal em um ataque violento.

Ao tentarem invocar um demônio, eles mancham a boneca de sangue, tornando-a receptora de uma entidade do mal.

Annabelle 1 (2014)

Annabelle 2 (2017)

Annabelle 3 (2019)


A FREIRA (2018)

Lançado em 2018, esse filme de terror e suspense faz parte do ‘universo’ de Invocação do Mal e completa a história original.

Presa em um convento na Romênia, uma freira comete suicídio.

Para investigar o caso, o Vaticano envia um padre assombrado e uma noviça prestes a se tornar freira.

Arriscando suas vidas, a fé e até suas almas, os dois descobrem um segredo profano e se confrontam com uma força do mal que toma a forma de uma freira demoníaca e transforma o convento em um campo de batalha.

A Freira 1 (2018)

A Freira 2 (lançamento previsto para 2023)

A Freira 3 (lançamento previsto para 2026)


COVA RASA (1995)

Um cult do cinema independente e uma obra prima do diretor Danny Boyle.

Três amigos dividem um apartamento e permitem que um desconhecido vá morar com eles.

Logo ele aparece morto, vítima de overdose, e entre seus pertences há muitas drogas e uma mala cheia de dinheiro, que deixa os amigos sem saber o que fazer.

Uma crescente tensão põe a prova a amizade dos três amigos para decidir o que fazer com a mala de dinheiro.

Prepare-se para um final inesperado.


FRESH (2022)

Perturbador. Um filme para quem tem nervos de aço. Fresh é um filme de suspense americano de 2022 dirigido por Mimi Cave, em sua estreia na direção, a partir de um roteiro de Lauryn Kahn. É estrelado por Daisy Edgar-Jones e Sebastian Stan. O filme é uma co-produção entre Legendary Pictures e Hyperobject Industries; Adam McKay produziu o filme ao lado de Kevin J. Messick e Maeve Cullinane.

A história narra a história de Noa, uma jovem que conhece Steve na mercearia, por uma batalha desafiadora para sobreviver aos apetites incomuns de seu novo namorado com os horrores do namoro moderno.


HUSH – A MORTE OUVE (2016)

Lançado em 2016, este suspense impressionante segue na mesma linha de OS ESTRANHOS e é tão macabro quanto a obra prima de Bryan Bertinno.

A escritora Maddie Toung vive uma vida isolada desde que perdeu sua audição quando era adolescente, se colando em um mundo de total silêncio.

Porém, quando um rosto mascarado de um assassino psicótico aparece em sua janela, Maddie precisa ir além dos seus limites físicos e mentais para conseguir sobreviver.


TUBARÃO (1975)

Uma obra-prima de Steven Spielberg.

Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, na Nova Inglaterra, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco.

O chefe de polícia Martin Brody quer fechar as praias, mas o prefeito Larry Vaughn não permite, com medo de que o faturamento com a receita dos turistas deixe a cidade sem recursos.

O cientista Matt Hooper e o pescador Quint se oferecem para ajudar Brody a capturar e matar a fera, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.


O HOMEM NAS TREVAS (2016)

Três bandidos resolvem assaltar a casa de um “velho” cego e indefeso.

Rocky, Alex e Money são ladrões que ganham dinheiro invadindo casas de pessoas ricas em Detroit.

Money fica sabendo sobre um veterano de guerra cego que ganhou muito dinheiro pela morte de sua única filha. Pensando ser um alvo fácil, o trio invade a casa isolada do homem em uma vizinhança abandonada.

Após se verem presos lá dentro, os jovens invasores têm que lutar por suas vidas ao descobrirem que a vítima não é nada inofensiva.


A MÃE (2023)

Jennifer Lopez não precisa provar mais nada como cantora e atriz, mas nesse suspense ela superou-se e está impecável, com uma versatilidade e força de atuação digna de um Oscar.

Uma agente do governo muda de identidade e abandona sua filha recém-nascida para protegê-la de seus inimigos. Anos depois, a garota é sequestrada pelos criminosos, forçando a espiã a sair de seu esconderijo para salvá-la.


Para fechar a nossa lista
o oscarizado, O SUSPENSE MAIS ACLAMADO


O SILENCIO DOS INOCENTES (1991)

Uma obra-prima do diretor Jonathan Demme, com as impecáveis atuações de Anthony Hopkins, Jodie Foster, Ted Levine e grande elenco.

Uma jovem e talentosa agente do FBI é aconselhada pelo Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante e também um psicopata violento e canibal, a fim de conseguir capturar outro assassino.

O filme acabou tornando-se uma trilogia:

O Silêncio dos Inocentes (1991)

Hannibal (2001)

Dragão Vermelho (2002)


Léo Vilhena
@LeoVilhenaReal
Foto-Montagem de capa: @LeoVilhenaReal